Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/366
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Aprendizagem e construção dos saberes docentes na prática da educação com idosos
Authors: Gonçalves, Edyane Maria de Souza
Abstract: Resumo: Estudos e pesquisas a respeito da formação docente, sobre os mais variados aspectos, têm assumido grande importância na literatura educacional, especialmente em contextos não formais de educação, como alguns casos de trabalho com idosos. Acredita-se que ensinar não é somente transferir conhecimento, pois o processo de aprendizagem surge, também, da capacidade que o ser humano tem de se desenvolver e compartilhar experiências que por sua vez, se constituem em saberes. No contexto de educação, abordar a formação profissional do docente sugere compreender seu processo de aprendizagem, que implica um exercício contínuo em sua prática profissional. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como um grupo de docentes de diferentes áreas do conhecimento articula seus saberes no trabalho que desenvolvem com idosos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada em programa de educação permanente para idosos, que utiliza como instrumentos a técnica do grupo focal, a entrevista de história de vida e a observação sistemática. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e discutidos a luz de teóricos da área de formação de professores. O grupo pesquisado foi composto por dez docentes das áreas de Psicologia, Enfermagem, Letras, Educação Física, Matemática, Computação e Fisioterapia, com média de 55 anos, sendo dois do sexo masculino e oito do feminino. Todos atuam diretamente em cursos, oficinas e atividades educacionais para adultos maduros e idosos, embora apenas três tenham formação na área gerontológica. A sistematização dos relatos resultou nas seguintes categorias temáticas: motivos para atuação no programa, desafios profissionais ligados a esse trabalho, percepção dos docentes em relação à velhice, a presença da afetividade entre docentes e discentes, a formação e os saberes da docência, prática docente, aprendizagem e conhecimento do docente. Constatou-se que aprender e se desenvolver faz parte de um processo contínuo da formação docente. Trabalhar com essa população favorece o autodesenvolvimento do docente, estimulando-o a ser responsável por sua aprendizagem continuada e estar aberto às novas experiências. Conclui-se que, embora nem todos tenham formação e conhecimentos específicos em gerontologia educacional a articulação dos saberes desses docentes se relaciona às suas experiências de vida e à formação inicial, como importantes bases do trabalho na docência. Os achados deste estudo corroboram os resultados de outras pesquisas sobre a necessidade de formação de recursos humanos na área gerontológica, para atender as demandas da população que envelhece como as da área educacional.
Abstract: Having observed the complex role of the Portuguese Language teacher in guiding the learners to look critically the different discourses inserted into the journalistic sphere, this paper was proposed, based on the Bakhtinian theory, in order to observe the dialogical relations among opinionated statements press media, the presumed reader and the socio-historical context. Through the relationship between some aspects of different enunciations like editorial, opinion article, charge and illustration, this work intends to promote a distinguished look over theses speeches, providing the student the knowledge of contemporary language forms, to improve them as human being, as expected by the PCN (National Curriculum Parameters), as well as enabling their studies progress. Besides Bakhtin's dialogical theory and his Circle, due to the analytical needs, several theoretical conceptions were applied, related to the press media production, based on Charaudeau (2010) and Melo (2003), and to the verbal-visual language analysis, according to Dondis (2007). The harmony and asymmetry between the utterances were observed through the cross-evaluation of different points of view and the evaluative tone adopted in each of them. It was also observed in the verbal-visual images the meaning relations with the written text, revealing the social-historical relation that involves them, as well as they respond to the presumed newspaper reader and to the immediate context. For analysis, it were selected editorial and its corresponding illustration from Folha de S. Paulo newspaper, dated January 9th 2011, one week after Dilma Rousseff assumed Brazilian presidency, which speech led to various topics on women's achievements. It was also chosen opinion article and charge from March 18th 2011 about Barack Obama's visit to Brazil, which led to different topics about the relationship among Brazil and the United States of America. It is expected that this study, developed under the dialogic perspective of the language, will provide to the education professional suggestions for media language analysis, in order to enable student's critical judgment over the opinions presented by the press media, as well as to stimulate future researches in the Applied Linguistic field.
Keywords: Educação de idosos
Ensino
Aprendizagem
Desenvolvimento humano
metadata.dc.language: Português
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/366
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Edyane Maria de Souza Goncalves_seg.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.