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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Saúde organizacional e síndrome de Burnout em docentes da educação básica da rede municipal de São José dos Campos (SP)
Other Titles: Health oranizacional and Burnout syndrome in teachers of basic education of the municipal newtwork São José dos campos (SP)
Authors: Souza, Vilma Santos Silva de
Abstract: Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre Saúde Organizacional e a Síndrome de Burnout, envolvendo os fatores Integração de Pessoas e Equipes e Flexibilidade e Adaptabilidade a Demandas Externas, em docentes da educação básica das escolas públicas municipais de São José dos Campos (SP). A pesquisa, descritiva, quantitativa e correlacional, tem uma amostra composta de 153 docentes da educação básica das escolas públicas municipais. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados o Questionário de Identificação da Amostra, a Escala de Percepção de Saúde Organizacional (EPSaO), construída e validada por Gomide Jr. e Cols (1999), e o Inventário Burnout de Maslach (MBI), de Maslach e Jackson (1981), validado no Brasil por Tamayo (2003). Os dados foram analisados pelo programa estatístico EXCEL versão 2003. No presente estudo, a prevalência geral da Síndrome de Burnout nos docentes é de 21,96%. Dos 153 docentes participantes da pesquisa, 35,3% apresentaram Síndrome de Burnout; 25,5% alto risco da Síndrome; e 39,2% baixo risco. Em relação às dimensões que compõem a Síndrome, foi obtida a média de Esgotamento Emocional (EE), de 26,3%; Despersonalização (DE), de 11,4%; e Realização Profissional (RP), de 28,2%. Nas correlações entre Burnout e as variáveis sociodemográficas houve relação das variáveis regime de trabalho e Esgotamento Emocional; área de atuação e Realização profissional; pós-graduação em andamento e Despersonalização; e pós-graduação em andamento e Realização Profissional. As correlações quanto à percepção de saúde organizacional e as variáveis sociodemográficas apontaram a relação da variável área de atuação à Integração de Pessoas e Equipes, e Flexibilidade e Adaptabilidade à Demanda Externa. A correlação entre percepção de Saúde Organizacional e Burnout mostra que houve relação entre Despersonalização e Integração de Pessoas e Equipes. Conclui-se que é necessário desenvolver não somente programas como também políticas educacionais junto à Secretaria de Educação de São José dos Campos, focando a intervenção e prevenção desses profissionais de forma que assegurem a sua saúde no cotidiano das escolas.
Abstract: This study aims to investigate the relationship between Organizational Health and Burnout Syndrome, involving factors Integration of People and Teams and Flexibility and Adaptability to external demands on teachers of basic education in public schools in São José dos Campos (SP) . The research, descriptive, correlational and quantitative, has a sample of 153 teachers of basic education in public schools. They were used as instruments of data collection the Sample Identification Questionnaire, Organizational Health Perception Scale (EPSaO), built and validated by Gomide Jr. and Cols (1999), and the Maslach Burnout Inventory (MBI) Maslach and Jackson (1981), validated in Brazil by Tamayo (2003). Data were analyzed by statistical program EXCEL version 2003. In this study, the overall prevalence of burnout syndrome in teachers is 21.96%. Of the 153 teachers participating in the research, 35.3% presented Burnout Syndrome; 25.5% high risk of the syndrome; and 39.2% low risk. Regarding the dimensions that compose the syndrome was obtained average emotional exhaustion (EE), 26.3%; Depersonalization (DE), 11.4%; and Professional Accomplishment (RP) of 28.2%. The correlations between burnout and sociodemographic variables was no relationship of variables working arrangements and Emotional Exhaustion; practice area and professional realization; graduate in progress and depersonalization; and graduate in progress and professional fulfillment. Correlations regarding perceived organizational health and sociodemographic variables showed the relationship of the variable area of operation to the integration of People and Teams, and Flexibility and Adaptability to foreign demand. The correlation between perception of Organizational Health and Burnout shows that there was a relationship between depersonalization and integration of people and teams. We conclude that it is necessary to develop not only programs but also educational policies with the Secretariat of São José dos Campos Education, focusing on intervention and prevention of these fashion professionals to ensure their health in primary education schools.
Keywords: Síndrome de Burnout
Políticas educacionais
Trabalho docente - Aspectos psicológicos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3928
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Dissertações - Planejamento e Desenvolvimento Regional - PPGA/MPDR

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