Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4077
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Empoderamento e estratégias de enfrentamento utilizadas pelos acadêmicos da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins
Other Titles: Empowerment and coping strategies utilized by academicians of University of Maturidade of University Federal do Tocantins
Authors: Freitas, Isa Omena Machado de
Abstract: Resumo: Este trabalho tem como objetivo caracterizar o empoderamento dos acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e quais as estratégias de enfrentamento que utilizam para lidar com os desafios do cotidiano na fase do envelhecimento humano. Para alcançar este propósito o presente estudo é descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa na forma de estudo de caso. Utilizou-se para a pesquisa quantitativa os seguintes instrumentos: Questionário de Identificação da Amostra (QIA) e o Inventário de Estratégias de Enfrentamento (Coping) de Lazarus e Folkman (IEC), validado para o Brasil por Savoia (1999). A estratégia metodológica para a pesquisa qualitativa foi o Grupo Focal. A amostra estudada foi composta de dezoito idosos, sem perda ou anormalidades mentais, de ambos os sexos, acima de sessenta anos, alunos da Universidade da Maturidade da cidade de Palmas/TO. No perfil sociodemográfico as características que predominaram foram: 66% dos idosos participantes tem de 66 a 70 anos, do sexo feminino, nascidos no nordeste, com ensino fundamental incompleto e ensino médio completo, solteiras, com três filhos, morando sozinhas e participantes de algum grupo, 66% dos participantes pertencentes conforme a Classificação Econômica Brasil ao estrato C1. Na análise das estratégias de enfrentamento (Coping), os resultados indicaram as seguintes estratégias de enfrentamento positivas: resolução de problemas, do autocontrole, do suporte social, da reavaliação positiva com o uso de 100% entre os participantes. Enquanto que, os resultados, quanto às estratégias de enfrentamento negativas, os mais freqüentes foram: confronto (83,33%), esquiva (66%), aceitação de responsabilidade (50%) e fuga (100%). Quanto aos resultados do grupo focal, alguns participantes se percebem com poder, empoderados devido à sua participação em instituições governamentais, como Exército e secretarias do Poder Executivo, e outros idosos, depois de haver entrado no curso de formação acadêmica da UMA/UFT, que é um curso de qualificação. A maioria dos participantes acredita ter força interna motivadora e insere Deus como agente fornecedor de força e circunstâncias. Conclui-se que acreditam que têm poder e boa capacidade para resolução/operacionalização de problemas. Os participantes da região Sul e de algum grupo, dentre os entrevistados, são os que gerenciam melhores as estratégias para enfrentar seus problemas. Como a UMA é um curso de 18 meses de duração, interessante seria fazer um estudo longitudinal com uma turma de acadêmicos da UMA sobre empoderamento a cada seis meses. Sugere-se, para novos estudos, saber como o idoso empoderado vem aplicando poder em outras áreas de sua vida e, também, se há impacto em seus descendentes.
Abstract: This work has as objective to feature the empowerment of academicians of Universidade da Maturidade (UMA) from Universidade Federal do Tocantins (UFT) and the coping strategies they use to deal with daily challenges on the human aging process stage. To reach this purpose the study presented is descriptive, with quantitative and qualitative approaches in a case study form. It was utilized to the quantitative research the following instruments: Questionary of Sample Identification (QSI) and the Inventory of Coping Strategies (ICS) by Lazarus and Folkman, agreed for Brazil by Savoia (1999). The methodological strategy to the qualitative research was the Focal Group. The studied sample was composed by eighteen elderly, with no abnormalities or mental handicap, from both sexes, above sixty years old, students of the Universidade da Maturidade of Palmas/TO city. On the socio-demographic profile the characteristics that predominated were: 66% of the participating elderly were from 66 to 70, of the female gender, born in the Northeast, with uncompleted elementary school and completed high school, single, with 3 children, living alone and participating on some group, 66% of the participating belonging to the C1 stratum, according to ClassificaçãoEconômica Brazil. On the analysis of coping strategies, the results indicated the following positive coping strategies: solution of problems, of self-control, of social support, of positive re-evaluation with a use of 100% among the participants. Meanwhile that, the results about the negative coping strategies, the more frequently used were: handling (83, 33%), dodging (66%), responsibility acceptance (50%) and retreat (100%). About the Focal Group results, some participants realize themselves with power, empowered due to their participation in governments’ institutions, as the Army and secretariats on the Executive Branch, and other elderly, after joining the academic course of UMA/UFT, which is a qualification course. Most of the participants believe having a motivating inner force and insert God as supplier agent of strength and circumstances. It is concluded that they believe having power and good capacity to resolution/handling problems. The southerner and participating of some group, among the interviewees, are the ones that better manage strategies to overcome their problems. As the UMA is an 18 month course, it would be interesting to do a longitudinal study with the same academician class of UMA about empowerment every six months. It is suggested, to upcoming studies, to know how the empowered elderly has been applying power on other sectors of his life, and if it has impact on his descendents, too.
Keywords: Estratégia de enfrentamento
Universidade da maturidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4077
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Isa Omena Machado de Freitas.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons