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dc.contributor.advisorCamargo, Jose Rubens de, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorNicolini, André Luis Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-13T20:43:08Z-
dc.date.available2021-10-13T20:43:08Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4343-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Rubens de Camargopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.descriptionMestrado em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo principal desta dissertação é estudar e identificar a influência da vibração de helicópteros em pilotos e suas prováveis consequências à exposição contínua da vibração. Para este estudo, devido à facilidade de acesso as informações e como instrumento para a coleta de dados, foi escolhido à aeronave AIRBUS AS 350 após o término do seu balanceamento e com acelerômetros instalados em dois tipos diferentes de bancos, banco com assento anatômico e banco com absorção de impactos. Os resultados coletados foram verificados com limite estipulado pelo manual de manutenção em relação à estrutura e conforto no voo, e pela norma civil (RTCA/DO-160C) e militar (MIL-H-8501 A). Todos os experimentos foram realizados com sucesso, contribuindo com uma abordagem diferente dos conhecimentos já estudados em outras pesquisas. Após toda análise e interpretação realizada por intermédio de gráficos, com estudos teóricos e científicos voltados ao tema da pesquisa, os resultados apontam que, dependendo da intensidade e do tempo exposto à vibração, os pilotos são passíveis de restringir a atividade aérea, uma vez que podem reduzir o desempenho, o alerta e a segurança da tripulação, podendo se configurar em acidentes aeronáuticos. Aparentemente, esta análise é pouca explorada cujos sintomas indicados como os mais perceptíveis são o incômodo físico e o cansaço devido à vibração. As recomendações do presente estudo envolvem o acompanhamento e manutenção do condicionamento físico e a necessidade de um monitoramento para identificar e avaliar os riscos potenciais relacionados à vibração, com ênfase nos diversos ambientes das operações do helicóptero e introduzindo em um programa de gerenciamento de segurança operacional na manutenção preventiva.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this dissertation is to study and to identify the influence of the vibration of helicopters on pilots and their probable consequences to the continuous exposure of the vibration. For this study, due to the ease of access to the information and as an instrument for data collection, the AIRBUS AS 350 aircraft was chosen after its balancing and with accelerometers installed in two different types of seats, seat with anatomical seat and seat with impact absorption. The results obtained were verified with the limit stipulated by the maintenance manual in relation to the structure and comfort in the flight, and by the civil standard (RTCA / DO-160C) and military (MIL-H-8501 A). All the experiments were carried out successfully, contributing with a different approach to the knowledge already studied in other researches. After all analysis and interpretation through graphs, with theoretical and scientific studies focused on the research theme, the results indicate that, depending on the intensity and time exposed to vibration, pilots are likely to restrict aerial activity, as they can reduce crew performance, alertness and safety, and can be configured in aircraft accidents. Apparently, this analysis is little explored whose symptoms indicated as the most noticeable are physical discomfort and fatigue due to vibration. The recommendations of the present study involve the monitoring and maintenance of physical conditioning and the need for monitoring to identify and assess potential hazards related to vibration, with emphasis on the various environments of helicopter operations and introducing into an operational safety management program in the preventive maintenance.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-13T20:43:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andre Luis Silva Nicolini.pdf: 3293721 bytes, checksum: 3a7f7a73d1885bf15f56d3ef11e50b04 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (90 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSegurança de vôopt_BR
dc.subjectMonitoramento de falhaspt_BR
dc.subjectAnalisador de espectropt_BR
dc.subjectVibraçõespt_BR
dc.titleEstudo da vibração nos assentos dos pilotos dos helicópteros Airbus ASpt_BR
dc.title.alternativeStudy of vibration in pilot seats of Airbus AS350 Esquilo helicopterspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSoares, Álvaro Manoel de Souza, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Marcos Valériopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
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