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metadata.dc.type: Monografia (Especialização)
Title: Desenvolvimento de uma solução de BI para empresa de consórcios : o caso da Conceito Consórcios
Other Titles: Development of a BI solution for a consortium company
Authors: Vogado, Marcus Vinicius Sirqueira
Abstract: Resumo: No mercado atual, as soluções de "Business Intelligence" (BI) permitem que as empresas tenham uma melhor interpretação das suas necessidades em termos de tratamento das informações, os quais são fundamentais para que elas saibam o que vender e como vender de forma efetiva. O BI viabiliza a implementação de estratégias que não poderiam ser postas em prática sem suporte analítico. Porém vai além, respondendo questões que permitem a formulação, a análise e o controle da estratégia corporativa, ajudando na tomada de decisões da empresa. A solução proposta tem como foco uma empresa do segmento de consórcios, a qual não possui uma ferramenta que possa auxiliá-la nas vendas de seus produtos, como, por exemplo, quais cotas vender para determinado público, qual a melhor época para impulsionar as vendas de uma determinada carta de crédito, dentre outros. Utilizando-se das boas práticas de projeto e da metodologia pesquisa ação, a qual consiste em proporcionar novas informações, gerar e produzir conhecimento que traga melhorias e soluções para toda a organização. A partir de reuniões, levantou-se as expectativas do cliente, o funcionamento do consórcio, quais cotas são comercializadas, as ferramentas utilizadas, o problema e o benefício do consórcio. Também, elaborou-se o Termo de Abertura do Projeto, o qual é a autorização para o seu início; este termo serve como aceite do cliente para validação do projeto. Com estas informaçõess levantadas, elaborou-se o protótipo para primeira análise do cliente. Esta primeira análise é parte fundamental do projeto para o cliente ter uma visão geral do produto final. A partir do protótipo o cliente pediu algumas alterações no "dashboard" final. Os ajustes feitos na versão final, permitiram ao cliente entender o seu negócio, de forma a elencar os motivos que levam os clientes a comprarem, ou cancelarem, ou desistirem do consórcio. Também a partir dos dados, a empresa pôde traçar perfis através das faixas etária e de renda, quais clientes são mais propensos a ter sucesso e quais tendem a desistir mais. O desenvolvimento da solução mostrou ao cliente uma perspectiva diferente, baseada em dados e o fez entender o funcionamento de seu negócio de forma clara. Como proposta futura, sugere-se a implementação de "Business Intelligence nas áreas financeiras da empresa e a aplicação desta solução para outras empresas do segmento de consórcios para analisá-la em outros cenários.
Abstract: In today's marketplace, Business intelligence (BI) solutions enable companies to better understand their information handling needs, which are critical for them to know what to sell and how to sell effectively. BI enables the implementation of strategies that could not be implemented without analytical support. But it goes further, answering questions that allow the formulation, analysis and control of corporate strategy, helping in the company's decision making. The proposed solution focuses on a company in the consortium segment, which does not have a tool that can assist it in sales of its products, such as which quotas to sell to a particular audience, when is the best time to boost sales, of a particular letter of credit, among others. Using good design practices and action research methodology, which consist of providing new information, generating and producting knowledge that brings improvements and solutions for the entire organization. From meetings, customer expectations, the operation of the consortium, what quotas are traded, the tools used, the problem and the benefit of the consortium wereraised. Also, the Project Charter was prepared, which is the authorization for its start; this term is accepted by the client for project validation. With this information raised, the prototype was prepared for the customer's first analysis. This first analysis is a fundamental part of the project the customer to have an overview of the final product. From the prototype the customer requewsted some changes to the final dashboard. Adjustments to the final version allowed the customer to understand their business in order to list the reasons why customers buy, cancel, or withdraw from the consortium. Also. from the data, the company was able to profile across age and income groups, which customers are most likely to succeed, and which ones tend to give up the most. Developing the solution showed the customer a different, data-based perspective and made them understand their business clearly. As a future proposal, we suggest the implementation of Business Intelligence in the company's financial areas and the application of this solution to other companies in the consortium segment to analyze it in other scenarios.
Keywords: Consórcio
Business intelligence
Painel de controle
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4365
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Gestão de Projetos em Business Inteligence - Especialização

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