Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4371
metadata.dc.type: Monografia (Especialização)
Title: Aplicação das ferramentas de mineração de dados e Business intelligence na plataforma Moodle
Other Titles: Application of Data Mining and Business tools Intelligence on the Moodle platform
Authors: Pereira, Pedro Luiz da Silva
Abstract: Resumo: O Moodle é utilizado por instituições de ensino e empresas em mais de 227 países do mundo, o Brasil atualmente é o 4º país no ranking do uso plataforma com 4.344 registros de uso da plataforma (Moodle 14/09/2019, https://moodle.org/). Atualmente a adoção do Moodle como plataforma para fazer a gestão do ensino a distância que possui licenciamento de código aberto, que são uns dos diferenciais no momento da escolha e adoção, porém após a adoção apesar de estar disponibilizado nem todos os recursos são utilizados, dessa forma, podemos fomentar os usuários oferecendo oportunidades no crescimento do uso da plataforma? Alcançar o diagnóstico da base de dados da plataforma de ensino Moodle a fim de identificar oportunidades de melhorias na experiência da jornada de professores, alunos e gestores de educação do uso dentro da plataforma. Realizar uma análise sobre a base de dados da plataforma Moodle em 3 momentos: Identificar os módulos não utilizados e oferecer um relatório do que ele pode ser conquistado utilizando a ferramenta. Aplicar as técnicas da mineração dos dados, aplicar regras de clusterização e associação, onde o resultado apoiará o embasamento das informações. Gerar dashboard dos cursos e itens relacionados ao curso com informações relevantes para apoiar a tomada de decisão e professores e gestores de educação. A oportunidade de criar uma solução a ser reutilizada em outras instituições inclusive no futuro, além do caso de uso em questão, como uma ferramenta de apoio ao uso de uma ferramenta que hoje tem números que apoiam o crescimento do ensino a distância, o que tem sido uma oportunidade de levar conhecimento a diversas pessoas ao redor do mundo.
Abstract: Moodle is used by educational institutions and companies in over 227 countries worldwide, Brazil is currently the 6th country in the platform usage ranking with 4,344 platform usage records (Moodle 14/09/2019, https://moodle.org /). Currently, the adaption of Moodle as a platform to manage distance learning that has open source licensing, which are one of the differentials at the time of choice and adoption, but after adoption, although it is available, not all resources are used. So can we nurture users by offering opportunities to grow platform usage? Achieve diagnostics of the Moodle learning platform database to identify opportunities for improvement in the journey experience of teachers, students and education managers of use within the platform. Conduct an analysis of the Moodle platform database in 3 moments: Identify unused modules and provide a report of what they can achieve using the tool. Apply data mining techniques, apply clustering and association rules, where the result will support the information base. Generate course dashboard and course related items with relevant information to support decision making and teachers and education managers. The opportunity to create a solution to be reused in other institutions, including in the future, in addition to the use case in question, as a tool to support the use of a tool that today has numbers that support the growth of distance learning, which has been an opportunity to bring knowledge to many people around the world.
Keywords: Administração de projetos
Mineração de dados
Business intelligence
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4371
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Gestão de Projetos em Business Inteligence - Especialização

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pedro Luiz da Silva Pereira.pdf2.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.