Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4409
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Musicalização de crianças : a visão da família no desenvolvimento infantil
Other Titles: Musicalization of children: the family's view on child development
Authors: Brandão, Natalia, 1995-
Abstract: Resumo: A música é um elemento artísti co presente em nosso cotidiano que vem sendo muito utilizado em trabalhos voltados para o públ ico infantil , por exercer, de diversas formas, influ ê ncia significativa no desenvolvimento das crianças . O presente trabalho foi um estudo de caso , onde teve como objetivo geral investigar as possíveis contribuições da musicaliz ação na infância, na perspec tiva de pais e filhos . Os específicos foram : i dentificar e compreender a importância da música na família;? identificar e compreender a relevância da música no desenvolvimento geral das crianças;? identificar e compreender como a musicalização pode contribui r na educação e socialização das crianças;? compreender como a musicalização afeta as relações familiares na fase de aquisição do ciclo vital da família. Tratou - se de uma pesquisa qualitativa. Os instrumentos utilizados foram 8 entrevistas semiestruturadas . Os participantes foram quatro famílias , com filhos na faixa etária entre 7 e 9 anos. Os critérios de inclusão dos participantes foram que as cri anças já estivessem participando do programa de música dentro de uma instituição Vida Nova há mais de 1 ano e q ue os pais estejam atualmente juntos . Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica amostral por acessibilidade . P ara análise de dados foram utilizadas as técnicas de categorização. Os resultados esperados foram alcançados, fazendo com que fosse possível entender o quanto a música pode contribuir no desenvolvimento geral das crianças. Como considerações finais foram propostos alguns e studos voltado para a área de mu sicalização na infância.
Abstract: Music is an artistic element present in our daily lives that has been widely used in works aimed at children, as it exerts, in several ways, a significant influence on their development. The present research was a case study, which the general purpose was to examine the possible contributions of musicalization in childhood, from the perspective of parents and children. The specifics were: to identify and understand the importance of music in the family;? identify and understand the relevance of m usic in the general development of children;? identify and understand how musicalization can contribute to children's education and socialization;? understand how musicalization affects family relationships in the acquisition phase of the family's life cycle . It was a qualitative research. The instruments used were 8 semi - structured interviews. The participants were four families, with children aged between 7 and 9 years. The inclusion measure of the participants were children who had already been participati ng in the music program within a Vida Nova institution for more than a year and wich the parents are currently together. For data collection, the accessibility sampling technique was used. For data analysis, categorization techniques were used. The expecte d results were achieved, what made possible to understand how much music can provide to the general development of children. As final considerations, some studies aimed at the field of musicalization in childho od were proposed.
Keywords: Infância
Relações familiares
Musicoterapia
Desenvolvimento infantil
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4409
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG - Natalia Brandao - FINALIZADO POS BANCA_pdfA1.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons