Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4456
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Reestruturação de laboratório metrológico em uma universidade
Other Titles: Restructuring of a metrological laboratory at a university
Authors: Lacerda, Felipe Santos, 1993-
Abstract: Resumo: Devido a necessidade de melhoria do espaço para aumentar e melhorar as condições e qualidades de ensino, uma nova área de trabalho foi designada. Portanto foi criado uma pesquisa para criação de um projeto atender todas as necessidades que um laboratório universitário precisa para que consiga ser um lugar agradável e de estudo teórico e prático.Este trabalho pretende elaborar um projeto utilizando ferramentas da gestão da qualidade e novas metodologias para que a reestruturação acompanhe novos métodos educacionais mais interativos e dinâmicos. Buscando atender as sugestões dos educadores, o trabalho tem como objetivo mostrar os procedimentos dos Lean para administrar com qualidade todos os passos da restruturação do laboratório, listando e seguindo todas as suas etapas e além de utilizar o Layout Rotativo para otimizar o espaço e tornar as aulas mais dinâmicas, utilizando estudos ergométricos para saudade dos alunos. A metodologia utilizada para beneficiar este trabalho foi o 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke), que foi a ferramenta utilizada como pilar para a reestruturação, aproveitando o espaço e tornando um lugar mais organizado e limpo. Depois da transferência do laboratório para um novo espaço foi perceptivo a melhoria em todos os âmbitos, embora não foi aplicado todo o projeto a parte da organização foi notada em diversos momentos, criando uma rotina de manutenção para continuação da qualidade do ambiente. Assim, concluiu-se que a reestruturação do laboratório manterá o ambiente de ensino, o trabalho foi desenvolvido para manter o ambiente de ensino mais dinâmico e inovador nos momentos práticos e teóricos, aumentando a qualidade das aulas e mantendo as aulas mais dinâmicas e interativas.
Abstract: Due to the need of an improved space in order to enhance and improve the teaching conditions and quality, a new working space was designated. Therefore a research was developed in order to create a project that can meet all the needs that a university laboratory needs to be a pleasant place for theoretical and practical study. This thesis intends to elaborate a project using quality management tools and new methodologies so that the restructuring follows the new interactive and dynamic educational methods. Looking forward to follow the educators' suggestions, the thesis has as a method to show Lean procedures to manage with quality all the steps of the laboratory restructuring, listing and following all its steps. In addition to using the Rotating Layout to optimize space and make the classes more dynamic, we also used ergonometric studies considering the students health. The methodology used to benefit this thesis was the 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu and Shitsuke), which was the tool used as a pillar for the restructuring process, taking advantage of the space available and making it a more organized and clean place. After the transfer of the laboratory to the new space, the improvement in all areas was noticeable, although the entire project was not applied, the better organization was noticed at various times, creating a maintenance routine to keep the quality of the environment. In addition, the thesis will be developed to maintain the most dynamic and innovative teaching environment in all practical and theoretical moments, increasing the quality of the classes and maintaining the most dynamic and interactive classes.
Keywords: 5S
Laboratório
Método educacional
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4456
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Engenharia Mecânica - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Felipe Santos Lacerda.pdf959.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.