Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4541
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Fatores individuais, sociais e institucionais associados à permanência e êxito dos estudantes de um curso técnico integrado ao ensino médio de um instituto federal
Other Titles: Individual, social and institutional factors associated with the permanence and success of students in a technical course integrated with high school education at a federal institute
Authors: Mateus, Sandra José Soares, 1980-
Abstract: Resumo: A problemática da evasão e retenção escolar é motivo recorrente de inquietações no contexto educacional brasileiro e se manifesta em caráter multifatorial, podendo estar relacionada aos fatores pessoais, sociais e institucionais. Este estudo tem, portanto, o objetivo de analisar os fatores individuais, sociais e institucionais associados à permanência e ao êxito dos estudantes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Norte brasileira. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e de levantamento. Buscou-se, com vistas ao alcance do objetivo do estudo, avaliar o repertório de competências sociais dos estudantes; o clima escolar da instituição, que corresponde às percepções dos docentes, aos discentes e à equipe gestora; mapear as características socioeconômicas, a frequência e o desempenho escolar dos estudantes; e, por meios estatísticos, descrever as relações entre tais as variáveis e as medidas de permanência e êxito estudantil. Para a avaliação do repertório de competências sociais dos estudantes (fator individual), foi utilizada a versão brasileira do Inventário de Autoavaliação para Adolescentes (YSR); para o mapeamento das características socioeconômicas dos estudantes (fator social), foi utilizado o Critério de Classificação Econômica Brasil; para a avaliação do clima escolar (fator institucional), foram utilizados os Instrumentos de Avaliação do Clima Escolar; e os dados referentes à frequência escolar (medida de permanência) e ao desempenho escolar (medida de êxito) dos estudantes foram extraídos do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da referida instituição de ensino. Os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas e analisados conforme as recomendações dos autores que validaram os instrumentos utilizados. A escolha da amostra foi realizada por conveniência. A amostra, selecionada por conveniência, foi composta por 43 estudantes da fase intermediária (Grupo AFI) e da fase final (Grupo AFF), 13 professores e 5 gestores do curso em estudo. A pesquisa contribuiu para a ampliação de conhecimentos acadêmicos e científicos sobre os fatores que colaboram com a permanência e êxito estudantil, bem como com a identificação de características de estudantes com riscos de evasão e retenção escolar. Constatou-se que os fatores associados à permanência e êxito são semelhantes entre os dois grupos de alunos e referem-se, principalmente, as suas características socioeconômicas e ao percentual de frequência escolar. Espera-se que este estudo possa contribuir com as ações em prol da permanência e êxito estudantil e motivar novos estudos, cujo objetivo seja mitigar a evasão e promover o êxito dos estudantes dos Institutos Federais.
Abstract: The issue of school dropout and retention is a constant reason for concerns in the Brazilian educational context and manifests itself in a multifactorial basis that can be related to personal, social and institutional factors. This study, therefore, aims to analyze the individual, social and institutional factors associated with the permanence and the successful progress of students from technical course integrated with high school of a Federal Institute of Education, Science and Technology in the North of Brazil. This is a descriptive study, with a quantitative and survey approach. In order to achieve the objective of the study, we pursued to evaluate the repertoire of social skills of the students; school environment of the institution, which corresponds to the perceptions of teachers, students and the management team; map the socioeconomic characteristics, attendance in classes and students' academic performance; and, by statistical means, describe the relationships between such variables and measures of permanence and the successful progress of the students. For the assessment of students' social skills repertoire (individual element), was used the Brazilian version of the Adolescent Self-Assessment Inventory (YSR); for mapping students' socioeconomic characteristics (social element), was used the Brazil Economic Classification Criterion; for the school environment assessment (institutional element), were used the School Environment Assessment; and data regarding to classes attendance (measure of permanence) and school performance (measure of successful progress) of the students were obtained from the Integrated Academic Management System above-mentioned educational institution. The data were tabulated in electronic spreadsheets and analyzed according to the recommendations of the authors who endorsed the instruments used. The sample was chosen by adequacy. The sample, selected by adequacy, was composed by a number of 43 students from the intermediate stage (Group AFI) and the final stage (Group AFF), 13 teachers and 5 managers of the course in this current study. The research foment the expansion of academic and scientific knowledge about the factors that contribute to the permanence and the successful progress of students, as well as helps to identify characteristics of dropout and retention risk by students. It was found that the factors associated with permanence and the successful progress are similar between the two groups of students and these results refer, mainly, to their socioeconomic characteristics and the percentage of school attendance. It is expect that this study can contribute to actions in favor of permanence and the successful progress of students and encourage new studies, which focus is to minimize dropout and promote the success of students at Federal Institutes.
Keywords: Comunidade
Desenvolvimento
Pesquisa educacional
Educação - Brasil
Universidades e faculdades
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4541
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sandra Jose Soares Mateus.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.