Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4544
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Cultura da inovação em micro e pequenas empresas da cidade de Imperatriz (MA)
Other Titles: Culture of innovation in micro and small businesses of Imperatriz (MA) city
Authors: Aquino, Francisco Kenedy Quinderé, 1986-
Abstract: Resumo: A concepção de cultura organizacional inovadora é um dos requisitos para aquisição de maior competitividade no mercado, principalmente para as micro e pequenas empresas, portanto, a percepção da cultura da inovação a partir dos proprietários-dirigentes pode contribuir para implantação de processos inovativos. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos proprietários-dirigentes de micro e pequenas empresas no município de Imperatriz (MA) sobre a cultura de inovação. Para tanto, adotou-se uma pesquisa a partir de uma amostra não probabilística aplicada às micro e pequenas empresas atendidas pelo SEBRAE nesse município entre os anos 2011 e 2019. A pesquisa é descritiva, de caráter exploratório e abordagem quantitativa. Realizou-se a mensuração e interpretação de fenômenos e variáveis à luz dos estudos de Dobni (2008) e a partir de dados numéricos organizados, de métodos de análise descritiva, da análise de confiabilidade e análise de caminho, utilizando o SmartPLS. São participantes da pesquisa os proprietários-dirigentes das micro e pequenas empresas por desempenharem um importante papel no processo de implantação da cultura da inovação. Nesse âmbito, podem direcionar os recursos e ações para implantação de soluções inovadoras para processos, negócios e mercado. Diante da análise conclui-se que as empresas que participaram da pesquisa destinam seus recursos à geração da inovação. A análise vai ao encontro da sustentação de Dobni quando afirma que uma organização, para ter uma cultura de inovação, tem que destinar seus recursos empresariais para alcançar seus objetivos e gerar a inovação. Os resultados demostraram que a cultura da inovação é influenciada por diversos fatores, isso evidencia que para melhorar o desempenho dos resultados das micro e pequenas empresas é preciso fomentar a cultura da inovação.
Abstract: The conception of innovative organizational culture is one of the requirements for acquiring greater competitiveness in the market, especially for micro and small companies, therefore, the perception of the culture of innovation from the owner-managers can contribute to the implementation of innovative processes. The objective of this research is to analyze the perception of the owner-managers of micro and small companies in the city of Imperatriz (MA) about the culture of innovation. To this end, a research was adopted from a non-probabilistic sample applied to micro and small companies served by SEBRAE in this municipality between the years 2011 and 2019. The research is descriptive, exploratory and with a quantitative approach. The measurement and interpretation of phenomena and variables was carried out in the light of Dobni's studies (2008) and from organized numerical data, methods of descriptive analysis, reliability analysis and path analysis, using SmartPLS. Participants in the research are the owner-managers of micro and small companies because they play an important role in the process of implementing the culture of innovation. In this context, they can direct resources and actions to implement innovative solutions for processes, businesses and the market. In view of the analysis, it is concluded that the companies that participated in the research devote their resources to the generation of innovation. The analysis meets Dobni's support when he states that an organization, in order to have a culture of innovation, has to allocate its business resources to achieve its objectives and generate innovation. The results showed that the culture of innovation is influenced by several factors, this shows that to improve the performance of the results of micro and small companies it is necessary to foster the culture of innovation.
Keywords: Pequenas e médias empresas
Administração
Desenvolvimento regional
Cultura
Inovação
Gestão
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4544
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Francisco Kenedy Entrega Final (5).pdf2.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.