Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Elvira Aparecida Simões de, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Karina França Ferreira, 1984-pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-03T13:26:26Z-
dc.date.available2022-02-03T13:26:26Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4547-
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Elvira Aparecida Simões de Araujopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica se iniciam no Brasil a partir de 1809, com o Colégio das Fábricas, como estratégia governamental de controle das classes sociais menos favorecidas. Estabelece-se a função social dos Institutos Federais, como promotores do desenvolvimento local e de inclusão social, por meio da oferta de educação profissional e tecnológica com ênfase na identificação e mapeamento das potencialidades locais e na consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos locais. Partindo desta premissa, este estudo tem como objetivo investigar o papel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) na promoção do desenvolvimento local. O recorte geográfico e amostral da pesquisa é o município de Barra do Corda, por ter implantado um campus do Instituto Federal há mais de cinco anos. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, apoiado em pesquisa documental e em entrevista semiestruturada, cujo procedimento metodológico selecionado é um estudo de caso acerca da atuação do Instituto Federal no Município de Barra do Corda. Como procedimento de análise, utilizou-se da triangulação de dados obtidos no ambiente interno e externo dos institutos federais com posterior análise de conteúdo. Apesar das limitações institucionais no atendimento aos arranjos produtivos locais da região, a instituição por meio do ensino, da pesquisa e da extensão prioriza a promoção da formação cidadã vinculada à capacitação profissional, de modo que garanta aos indivíduos meios para transformá-los em sujeito social e histórico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The creation and expansion of the Federal Network of Vocational and Technological Education began in Brazil from 1809, with the creation of Factory School, as a governmental strategy to control underprivileged social classes. The social function of the Federal Institutes was established as promoters of local development and social inclusion through the provision of professional and technological education with emphasis on the identification and mapping of local potentialities and the consolidation and strengthening of local productive arrangements. Thus, this study aims to investigate the role of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA) in promoting local development. The geographical and sample design of the research is Barra do Corda city, because there is a campus of the Federal Institute for over five years. This is a descriptive exploratory study with a qualitative approach, supported by documentary research and semi-structured interviews. The selected methodological procedure is a case study about the performance of the Federal Institute in Barra do Corda. As an analysis procedure, we used the triangulation of data obtained in the internal and external environment of federal institutes with subsequent content analysis. Despite the institutional limitations for achieving the region local productive arrangements, the institution through teaching, research and extension prioritizes the promotion of citizen education linked to professional training, so this way guarantee for population means to transform them into social and historical subjects.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-03T13:26:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Ana Karina Franca Ferreira Carvalho.pdf: 15767279 bytes, checksum: 84c2a7057078733a958870bbd5e3fcbd (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (250 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectInstitutospt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento localpt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.titleA rede federal de educação profissional e tecnológica como estratégia para o desenvolvimento territorial na cidade de Barra do Corda - MApt_BR
dc.title.alternativeThe federal net of professional and technological education as strategy for the local development in the city of Barra do Corda-MApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherTadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Ana Enedi Princept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Ana Karina Franca Ferreira Carvalho.pdf15.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.