Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4548
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Gestão do conhecimento como estratégia em organizações de médio porte da cidade São José dos Campos
Other Titles: Knowledge management as a strategy in medium-sized organizations in the city of São José dos Campos
Authors: Silva, Marcela Façanha, 1990-
Abstract: Resumo: Devido à globalização, as empresas têm de se adequar a um grande volume de novas informações e mudanças, o que resulta em uma ampla necessidade de criação de novos produtos, serviços que abrigam os mercados atuais e novos concorrentes. Para tanto, faz-se impreterível a constante busca pelo conhecimento. Assim, para uma resposta concisa a tais necessidades, uma ferramenta chamada Gestão do Conhecimento vem colaborar com as organizações e empresas do mercado. O objetivo deste trabalho é identificar como a Gestão do Conhecimento vem sendo utilizada em organizações de médio porte do setor aeronáutico e da área da saúde em São José dos Campos, para a tomada de decisão estratégica. A pesquisa estudou cinco esferas norteadoras da Gestão do Conhecimento: Liderança; Recursos Humanos; Cultura Organizacional; Tecnologia e Processo de Conhecimento com ênfase em pessoas. A coleta de dados foi realizada por meio do estudo de casos múltiplos, com colaboradores de duas empresas de médio porte do setor aeronáutico e duas empresas do setor privado da área da saúde de São José dos Campos dos setores operacionais e administrativo. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, exploratório e descritivo, cujo instrumento foi um questionário estruturado. Teve como objetivo analisar a gestão do conhecimento em organizações de médio porte da área da saúde e do setor aeronáutico de São José dos Campos, relacionado aos aspectos humanos, na percepção dos gestores e colaboradores nas áreas operacionais e administrativas. Em virtude de todos os dados analisados, cada empresa deve buscar estudar constantemente condutas para melhorar cada esfera vulnerável e compreender como esta utilizando a gestão do conhecimento a influencia da mesma no auxilio das decisões e estratégias da organização. A pesquisa permitiu concluir que as empresas, mesmo sendo de segmentos diferentes, precisam constantemente investir em conhecimento, pois estão trabalhando com vidas. O investimento em conhecimento pode ajudá-las a traçar ferramentas estratégicas para se manterem ativas no mercado.
Abstract: Due to globalization, companies have to adapt to a large volume of new information and changes, which results in a wide need to create new products, services that house current markets and new competitors. To this end, the constant search for knowledge is indispensable. Thus, for a concise response to such needs, a tool called Knowledge Management comes to collaborate with organizations and companies in the market. The objective of this work is to identify how knowledge management has been used in medium-sized organizations in the aeronautical and health sector in São José dos Campos, for strategic decision making. The research studied five guiding spheres of knowledge management: Leadership; Human Resources; Organizational Culture; Technology and Knowledge Process. Data collection was performed through the study of multiple cases, with employees of two medium-sized companies in the aeronautical sector and two private sector companies in the health area of São José dos Campos in the operational and administrative sectors. This is a quantitative, exploratory and descriptive research, whose instrument was a structured questionnaire. The objective was to analyze the knowledge management in medium-sized organizations in the health area and the aeronautical sector of São José dos Campos, related to human aspects, in the perception of managers and employees in the operational and administrative areas. Due to all the data analyzed, each company should constantly seek to study conducts to improve each vulnerable sphere and understand how it is usingknowledge management to influence its influence in helping the organization's decisions and strategies. The research allowed us to conclude that companies, even being from different segments, need to constantly invest in knowledge, because they are working with lives. Investing in knowledge can help them design strategic tools to stay active in the market.
Keywords: Gestão do conhecimento
Desenvolvimento regional
Aeronáutica
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4548
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Marcela Facanha Silva.pdf3.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.