Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4571
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: O dinamismo da abordagem Peer Instruction
Other Titles: The dynamism of the Peer Instruction approach
Authors: Silva, Breno Luiz Loreno da
Abstract: Atualmente o desafio do professor está em manter a atenção dos alunos e em conseguir expor todo o conteúdo programado para o ano. Diante desta realidade, o professor pode buscar novas metodologias que o ajudarão na preparação de uma aula diferente e que alcance as mesmas competências e habilidades que em uma aula tradicional, visando também otimizar o tempo, para que se consiga aplicar todo o conteúdo programado. Com isso, este trabalho tem por objetivo comparar em qual situação os alunos de 7º ano do ensino fundamental apresentam resultados melhores, se em uma aula tradicional ou em uma aula com Metodologia Ativa, neste caso Peer Instruction. O trabalho foi realizado em duas salas diferentes, inicialmente, em cada uma aplicou-se uma metodologia diferente, e após as aulas foi realizada uma Prova Mediadora. Na sala onde se aplicou a metodologia tradicional, usou-se os livros didáticos dispostos na escola. Na outra sala aplicou-se a Metodologia Ativa Peer Instucion, ou também conhecida como metodologia por pares, na qual se trata de uma aula expositiva e nessas aulas os alunos se tornam o foco de todo o processo-aprendizagem, criando seus próprios métodos para resolver os problemas e o professor fica com o papel de mediador induzindo-os a uma resolução mais eficaz e coesa. Ao final da aplicação dessas duas metodologias foi aplicada uma avaliação idêntica para comparar o desempenho. Ao final deste trabalho observou-se que novas metodologias proporcionam um interesse maior dos alunos, o que gera uma motivação maior, um dos pilares fundamentais para a continuidade deste trabalho. Constatou-se que a utilização da Metodologia Ativa Peer Instruction, possibilitou um empenho maior dos alunos e os resultados foram satisfatórios, indicando uma melhora significativa no conteúdo aprendido.
Abstract: Nowadays the main obstacles to teachers are to grab the students' attention and to teach all the programmed content of the school year. Facing such situation, teacher can look for new methodologies that may help them prepare a different class while achieving the same skills and abilities a traditional one should, aiming at optimizing the time, so that all the programmed content can be applied. Therefore, this paper aims to compare in which situation the 7th grade of elementary school students present better results: whether in a traditional class or in a class with Peer Instruction, an Active Methodology. The study was applied to two different classes. Initially, a methodology was applied in each one of them and, after the classes, a Mediating Test was carried out. In the class in which a traditional methodology was applied, the students used the books provided by the school. In the other class, a Peer Instruction active methodology was applied. It's about an expositive class during which the students become the focus of the learning process by creating their own methods to solve the problems, while teachers act like mediators, leading them to more effective and cohesive resolutions. By the end of the application of both methodologies, an identic test was applied in order to compare their performance. At the end of the study, it was found that new methodologies propitiate a higher interest by the students, along with a higher motivation, one of the most important outcomes to the permanence of this study. The application of the Peer Instruction methodology enabled a stronger commitment by the students, and the results were.
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Motivação de alunos
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4571
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Matemática - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Breno Loreno da Silva.pdf557.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.