Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4574
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Uso de filmes como recurso didático no ensino de física
Other Titles: Use of movies as a teaching resource in physics teaching
Authors: Virgínio, Luiz Felipe da Silva
Abstract: Resumo: A disciplina de Física é comumente apresentada de modo expositivo, com muita teoria, seguindo sempre apostilas e livros, algumas vezes desatualizados ou até mesmo deixando de apresentar a prática, tão imprescindível para aguçar a curiosidade e promover a compreensão do conteúdo. Consequentemente, a Física que deve ser inspiradora e de domínio público se torna uma disciplina cansativa, pouco atraente e desestimulante. Com o intuito de que a aprendizagem da Física seja eficaz, e diante da dificuldade que muitos estudantes apresentam em compreender os conceitos de Física e como eles funcionam na prática, por se tratar muitas vezes de temas abstratos, o presente trabalho visou apresentar para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, uma aula diferenciada sobre as Leis de Newton, utilizando como recurso didático filmes populares, com o propósito de cativar os alunos para o mundo da Física principalmente nos anos inicias, ao ensinar de forma mais visual e decifrável, os conceitos de "inércia", do "princípio fundamental da dinâmica" e da "ação e reação". A aula utilizou de uma apresentação no software computacional Power Point, explicando cada conceito estudado, citando exemplos de aplicações no cotidiano e demonstrando através de trechos filmes populares aplicações dos conceitos, de forma a gerar uma discussão sobre as hipóteses dos alunos de onde na cena o conceito se encontra aplicado. Durante a introdução e o encerramento da apresentação, os alunos responderam a questionários com perguntas sobre suas concepções referentes à disciplina de Física e às Leis de Newton, dessa forma, proporcionando melhor percepção dos resultados obtidos. A maior contribuição da utilização de filmes como recurso didático, foi possibilitar aos estudantes visualizar e compreender de forma leve e descontraída os conceitos e sua aplicabilidade no cotidiano, ampliando sua visão e percepção de que a Física está em tudo. Por fim, concluiu-se que os métodos utilizados no ensino de Física devem ser baseados em técnicas e ferramentas inovadoras que agucem a curiosidade e a criatividade dos estudantes, cativando sua atenção e tornando a aprendizagem algo simples, espontâneo e estimulante.
Abstract: The discipline of Physics is often presented in an expositive way, with much theory, always following handouts and books, sometimes outdated and even not presenting the practice application, so essential to encourage curiosity and promote understanding of the content. Consequently, the Physics that should inspire and be public domain turns into a tiring discipline, less attractive and uninteresting. Intending Physics learning get more effective, front the difficulties most of the students shows at figure out Physics concepts and how they work in practice, because sometimes it present abstract themes, the actual work presents for students on 1st year of High School, a differentiated lesson about Newton's Laws, using popular movies as didactic resources, with the purpose of captivate students to the world of physics on the initial years of High School, teaching in a more visual and decipherable way, the concepts of "Inertia", the "fundamental principle of dynamics" and "action and reaction". The lesson use a presentation of the computational software Power Point, explaining each concept studied, citing examples of everyday applications and demonstrating through movie scenes some applications for these concepts, in order to generate a discussion about the students' hypotheses where on the scenes that the concept is applied.. During the introduction and closing of the presentation, students answered to a questionnaire of their conceptions for Physics and for Newton's Laws, thereby providing better insight into the results obtained. The greatest contribution to the use of movies as a didactic resource was to possibilite the students view and understanding, in a light and relaxed way, the concepts and their applicability in daily life, broadening the vision and the perception of Physics is in everything. Finally, it was concluded that the methods used in physics teaching should be based on innovative techniques and mechanism that encourage students' curiosity and creativity, captivating their attention and making learning something simple, spontaneous and stimulating.
Keywords: Física
Disciplina curricular
Educação - Estudo e ensino
Cinema na educação
Material didático
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4574
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Física - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Luiz Felipe da Silva Virginio.pdf3.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.