Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4576
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Os jogos como ferramenta de transformação no ensino das ciências matemática e física : uma vivência prática na educação infantil
Other Titles: Games as a transformation tool in the teaching of math and physics: a practical experience in early childhood education
Authors: Mangucci, Eliana Vera Hunyady
Silva, Emerson Pereira da
Abstract: Resumo: O Aprender brincando, faz uma menção a possibilidade de transformar o processo de ensino aprendizagem através dos jogos para o ensino das Ciências Matemática e Física no ensino infantil. Este trabalho tem o intuito de trazer subsídios para fundamentar a necessidade de promover uma mudança no processo do ensino aprendizagem e desenvolvimento da criança, resgatando dentro do âmbito escolar o prazer de aprender. Quando nos envolvemos com o contexto, dentro de toda a pesquisa bibliográfica sobre jogos, os aspectos lúdicos e pedagógicos e os discursos de especialistas renomados, falando especificamente de psicologia do desenvolvimento, cita-se Jean Piaget e Lev Vygotsky e constata-se que quando o assunto trata do jogo, da brincadeira, ambos convergem para a importância e contribuição que esta ferramenta agrega ao processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento intelectual, cognitivo e sócio afetivo da criança na idade do ensino infantil. Fascinante são as perspectivas que se abrem quando falamos do jogo no ensino infantil, à medida que exploramos os artigos, livros e a Base Nacional Comum Curricular que abordam o assunto, estes são categóricos em afirmar que os jogos facilitam o processo de ensino aprendizagem, despertam nas crianças a curiosidade, viabilizam a construção do conhecimento e promovem a interação com os objetos e com outras crianças, de forma agradável e prazerosa, o que nos faz defender os jogos para o ensino das Ciências Matemática e Física no ensino infantil incorporado ao processo de ensino aprendizagem. No decorrer do trabalho se evidencia que além da necessidade de implementar a utilização desta ferramenta dentro da sala de aula, os professores e profissionais do ensino envolvidos neste processo tenham embasamento, conhecimento, dedicação e efetivem um planejamento para uma coerente utilização dos jogos com as crianças para que realmente possam alcançar os objetivos propostos. Considerando todos estes aspectos, para que possamos trazer os subsídios necessários para fundamentar o que nos propomos, apresentaremos o Projeto B.E.A.B.A. das Ciências como uma vivencia que consagra a experiência da aplicação dos jogos na Etapa da Educação Infantil.
Abstract: Learning by playing, speaks about the possibility of the teaching learning process through Mathematics and Physics teaching games in early childhood education. This work intends to bring subsidies to substantiate the need to promote a change in the process of teaching learning and child development, rescuing within the school setting the pleasure of learning. When one engages with context, within all bibliographic research on games, the ludic and pedagogical aspects and the renowned experts speeches, specifically speaking of developmental psychology, Jean Piaget and Lev Vygotsky are quoted and it is verified that when the subject is about the game and the fun, both converge to the importance and contribution that this tool adds to the process of teaching learning and intellectual, cognitive and emotional development of the child at the age of early childhood education. Fascinating are the perspectives that open up when we talk about the game in early education, as we explore the articles, books and the National Curricular Common Base that approach the subject, they are categorical in affirming that games facilitate the teaching learning process, arousing curiosity in children, enable the knowledge building and promote interaction with objects and other children, in a nice and pleasant way, which makes us defend the games for the Mathematics and Physics teachings in children's education incorporated into the process of teaching learning. In the course of the research, it is evident that in addition to the need to initiate the use of this tool in the classroom, teachers and teaching professionals involved in this process need to have a theoretical basis, knowledge, dedication and carry out a planning for a coherent use of games with the kids to really achieve the proposed goals. Considering all these aspects, so that we can bring the necessary subsidies to substantiate what we propose, we will present the project B.E.A.B.A. of the Sciences as a perception that dedicates the experience of applying the games in the Early Childhood Education Stage.
Keywords: Aprendizagem
Educação infantil
Jogos educacionais
Lúdico
Jogos lúdicos
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4576
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Matemática - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Eliana Vera Hunyady Mangucci - Emerson Pereira da Silva.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.