Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4615
metadata.dc.type: Monografia (Especialização)
Title: Cálculo em fadiga de uma ponta de eixo para cubos de roda unitizados em veículos comerciais e suas vantagens
Other Titles: Fatigue calculation of a axle end for unitized wheel hubs in commercial vehicles and its advantages
Authors: Simão, Pedro Rodrigues Gomes, 1988-
Abstract: Resumo: Veículos comerciais são feitos para gerar renda, poucas pessoas compram um caminhão ou um ônibus para lazer, por isso há um grande foco em desenvolvimento de novas peças que possam ter maior vida e também que gerem baixo custo de manutenção, com isso, este trabalho tem como objetivo apresentar um novo conceito de cubo de roda de eixos dianteiros, chamado de cubo unitizado, que possui, além da vida infinita para a aplicação do veículo, zero manutenção se montado com todos os requisitos corretos, também mostra que é possível desenvolver, através de uma ponta de eixo já existente, uma que possa montar este novo conceito de cubo unitizado, calculando sua vida em fadiga. Para isso será realizado um comparativo entre o cubo de roda convencional e o cubo de roda unitizado, mostrando suas principais diferenças como montagem e manutenção, e então apresentar os cálculos feitos para a nova ponta de eixo inteiriça que será usada para a montagem do novo cubo de roda. Assim será mostrado que é possível atualizar veículos comerciais que já usam cubos convencionais em novos cubos unitizados, atualizando somente a ponta de eixo.
Abstract: Commercial vehicles are made to generate money, few people buy a truck or a bus for leisure, so there is a great focus on developing new parts that can have a longer life and also that generate a low cost of maintenance, with this, this work has as a goal to present a new concept of wheel hub of front axles, called of hub unit, that possesses, beyond the infinite life for the application of the vehicle, zero maintenance if mounted with all the correct requirements, also shows that it is possible to develop, through of an existing wheel end, one that can mount this new concept of hub unit, calculating its life in fatigue. To do this, a comparison will be made between the conventional wheel hub and the unitized wheel hub, showing its main differences as assembly and maintenance, and then presenting the calculations made for the new wheel end tip that will be used to mount the new hub wheel. Thus it will be shown that it is possible to upgrade commercial vehicles that already use conventional hubs in new hub units, updating only the wheel end.
Keywords: Fadiga
Veículos comerciais
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4615
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Projeto Mecânico - Especialização

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pedro Rodrigues Gomes Simao.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.