Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4662
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Analise de SWOT : uma relevante ferramenta para a gestão estratégica
Other Titles: SWOT Analysis: A relevant tool for strategic management
Authors: Sales, Fábio Assis, 1995-
Torres, Leonardo
Abstract: Resumo: Com o passar do tempo, as empresas e indústrias vem cada vez mais passando por desafios diários em todos os seus meios, fazendo assim com que os empresários e gestores procurassem por ferramentas organizacionais e de estratégia para se diferenciarem cada vez mais de seus concorrentes. Entretanto, neste trabalho, pretende-se sugerir que é essencial ter ferramentas detalhadas de aplicação estratégia para alcanças os desafios estabelecidos. Então, o presente trabalho tem por objetivo propor o uso da ferramenta de análise de SWOT para identificar problemas organizacionais e de estratégia, , para isso será necessário utilizar ferramentas avançadas de gestão, com a função de satisfazer a necessidades da empresa. Também foram demonstradas outras ferramentas auxiliares para atingir o desafio da empresa, tais como as Metas Smart, a Matriz ambiente, a Curva do ciclo de vida do produto, entre outras. A metodologia para esse estudo foi exploratória que consiste na realização de algum estudo, familiarizando com a ferramenta de análise de SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças),. Depois do estudo demonstrado sobre a ferramenta de análise de SWOT, foi possível encontrar e demonstrar os ganhos organizacionais para com que esta ferramenta apresenta para diversos departamentos de qualquer empresa.
Abstract: Over time, companies and industries are increasingly facing daily challenges in all their environments, making entrepreneurs and managers look for organizational and strategy tools to increasingly differentiate themselves from their competitors. However, in this dissertation work, it is intended to suggest that it is essential to have detailed strategy application tools to achieve the established challenges. Therefore, the present work aims to propose the use of the SWOT analysis tool to identify organizational and strategy problems, so it will be necessary to use advanced management tools to meet the needs of the company. Other auxiliary tools to meet the company's challenge were also demonstrated, such as Smart Targets, Environment Matrix, Product Lifecycle Curve, among others. The methodology chosen to perform the procedures was SWOT analysis (strengths, weaknesses, opportunities and threats). Following the demonstrated study of the SWOT analysis tool, it was possible to find and demonstrate the organizational gains that this tool presents to various departments of any company.
Keywords: Planejamento estratégico
Análise de SWOT
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4662
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Engenharia de Controle e Automação - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fabio Assis Sales - Leonardo Torres de Andrade Rodrigues dos Santos.pdf657.56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons