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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O uso do simulador de voo na instrução e sua contribuição na segurança de voo no âmbito da Aviação do Exército brasileiro
Authors: Matozo, Thony Anderson de Aguiar
Abstract: Resumo: O aumento de investimentos na área de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), com o intuito de introduzir novas tecnologias a serem utilizadas nos Estabelecimentos de Ensino do Exército Brasileiro é uma das atuais prioridades do Comando, o que demonstra a relevância dada para modernizar o ensino e melhorar o treinamento dos militares. O Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) modificou seu programa de ensino introduzindo a simulação em diversas etapas dos treinamentos de voo e em procedimentos de segurança de voo, na Aviação do Exército Brasileiro (AvEx). O objetivo principal do estudo foi descrever, por meio da percepção do instrutor de voo do CIAvEx, como o simulador de voo contribui na instrução dos militares tripulantes de aeronaves e possibilita a formação e capacitação na atividade aérea e identificar sua influência nos níveis de segurança de voo na AvEx. Método: pesquisa exploratória, de campo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado questionário elaborado pelo pesquisador com perguntas abertas e fechadas visando delimitar o perfil e experiência previa do piloto instrutor e a sua percepção realística no uso dos simuladores de voo Flight Training Device (FTD) e Simulador de Helicóptero Esquilo Fennec (SHEFE). Analisou-se a documentação por meio de técnicas qualitativas com a categorização do material pesquisado e informações obtidas. Os dados foram tabulados com o software Excel 2019 e expostos em tabelas. Todos os aspectos éticos foram respeitados, o projeto foi apreciado e aprovado na Plataforma Brasil. Resultados: quanto ao perfil, os 32 pilotos instrutores de voo do CIAvEx tinham entre 33 e 58 anos de idade,62% eram do efetivo do CIAvEx, 56% tinham entre 13 a 20 anos de experiência de voo, 50% tinham de 6 a 10 anos de tempo como instrutor de voo, 38% tinham de 1500 a 2500 horas de voo e 78% até 1000 horas voadas como instrutor. Quanto a experiência do profissional, 75% relataram ter vivenciado algum perigo no desempenho da atividade aérea. Embora 50% dos instrutores acreditavam ser essencial ter o simulador de voo na instrução dos alunos, nos relatos foi percebido que havia um consenso de que poderia simular situação realística, favorecer confiança, minimizar ansiedade e melhorar o aprendizado do aluno. Quanto a influência do simulador na segurança de voo, 59% relataram achar essencial, 38% ser muito relevante e 3% acreditam ser relevante o uso, os relatos deixaram evidente que proporciona familiaridade ao ambiente para o aluno, cria oportunidade de realizar manobras mais elaboradas, favorecendo a expertise, capacidade profissional e, por consequência, melhora nos níveis de segurança de voo. Quanto ao realismo dos simuladores FTD e SHEFE, os pilotos instrutores disseram ter realismo intermediário. Quanto a percepção dos instrutores de voo do CIAvEx para o uso do simulador na instrução, observou-se de maneira geral que os simuladores de voo apresentaram um alto desempenho para o fim a que se destinam, o que ratifica a grande relevância do uso dos simuladores na área de ensino e de pesquisa.
Abstract: Increasing investments in the Research & Development (R&D) area, with the aim of introducing new technologies to be used in the Brazilian Army's Educational Establishments, is one of the current priorities of the Command, which demonstrates the relevance given to modernize teaching and improve military training. The Army Aviation Instruction Center (CIAvEx) modified its teaching program by introducing simulation in several stages of flight training and in flight safety procedures in Brazilian Army Aviation (AvEx). The main objective of the study was to describe, through the perception of the CIAvEx flight instructor, how the flight simulator contributes to the instruction of military aircraft crew members and enables training and training in air activity and to identify its influence on the safety levels of flight on AvEx. Method: exploratory field research with a qualitative approach. For data collection, a questionnaire prepared by the researcher with open and closed questions was applied in order to delimit the profile and previous experience of the instructor pilot and his realistic perception in the use of flight simulators Flight Training Device (FTD) and Helicopter Simulator Fennec Squirrel ( SHEFE). The documentation was analyzed through qualitative techniques with the categorization of the researched material and information obtained. Data were tabulated with Excel 2019 software and displayed in tables. All ethical aspects were respected, the project was appreciated and approved by Plataforma Brasil. Results: regarding the profile, the 32 CIAvEx flight instructor pilots were between 33 and 58 years old, 62% were CIAvEx personnel, 56% had between 13 and 20 years of flying experience, 50% had 6 to 10 years of time as a flight instructor, 38% had 1500-2500 flight hours and 78% up to 1000 hours flown as an instructor. As for the professional's experience, 75% reported having experienced some danger in the performance of air activity. Although 50% of the instructors believed that it was essential to have the flight simulator in the instruction of students, in the reports it was perceived that there was a consensus that it could simulate a realistic situation, promote confidence, minimize anxiety and improve student learning. Regarding the influence of the simulator on flight safety, 59% reported finding it essential, 38% being very relevant and 3% believe the use is relevant, the reports made it evident that it provides familiarity to the environment for the student, creates an opportunity to perform more elaborate maneuvers , favoring expertise, professional capacity and, consequently, improving flight safety levels. As for the realism of the FTD and SHEFE simulators, the instructor pilots said they had intermediate realism. As for the perception of the CIAvEx flight instructors regarding the use of the simulator in instruction, it was generally observed that the flight simulators presented a high performance for their intended purpose, which confirms the great relevance of the use of simulators in the area of teaching and research.
Keywords: Desenvolvimento regional
Gestão
Segurança de vôo
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4768
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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