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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A gestão do empreendedorismo estratégico em startups da comunidade Parahiba Valley
Authors: Almeida, Juliano Moreira de
Abstract: Resumo: Este estudo discutiua Gestão do Empreendedorismo EstratégicoemStartupsda comunidade Parahyba Valley, na qual estão instaladas em São José dos Campos/SP, municípioesse da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (MVPLN)que de acordo com os dados do IBGE (2020) possui aproximadamente 730 mil habitantes, sendo o quinto mais populoso do Estado de São Paulo e que segundo o SEADE (2018) possui o oitavo maior PIB do Estado e o décimo nono do país. Deste modo, este trabalho foi desenvolvido para contribuir para a ampliação do conhecimento acerca da identificação e exploração de novas oportunidades (empreendedorismo) e a criação e sustentação de vantagens competitivas (gestão estratégica), explorando o campo do saber denominado empreendedorismo estratégico.Para a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa com estudos de casos múltiplos buscando a saturação teórica, com isso, realizou-seentrevistas semiestruturadascom os proprietários das startups. Complementando esse modelo de análise qualitativa, utilizou-se técnicas de processos de sensemaking, por meio das estratégias narrativas e visual mapping, utilizando o software IRAMUTEQ. A estratégia narrativa tem por objetivo fornecer histórias, significados e mecanismos, enquanto a visual mapping auxilia na formação de padrões pelas representações gráficas. Na análise, estão retratados os principais elementos que ajudaram a responder à pergunta de pesquisa, que tem como foco gerar novos conhecimentos sobre o processo de empreendedorismo estratégico nas Startups da Comunidade Parahyba Valley estudadas nessa pesquisa.O estudo traz informações relevantes sobre as Startups analisadas, que por intermédio do processo de empreendedorismo estratégico, obtiveram vantagem competitiva, pois incorporaram à atividade empreendedora, as parcerias e o desenvolvimento da inovação como atividades a serem desenvolvidas em caráter contínuo, identificando os elementos inovadores do ambiente nas quais as empresas visualizaram um maior potencial de ganho e, por fim, trabalharam em conjunto com os stakeholders no desenvolvimento e aprimoramento de produtos e serviços.Isso permitiu que Startups da Comunidade Parahyba Valley identificassem e explorassem novas oportunidades face à maior circulação de conhecimento existente na aceleradora quanto da execução da P&Dem conjunto.
Abstract: This study discussed the Management of Strategic Entrepreneurship in Startups of the Vale do Parahyba community, which are installed in São José dos Campos / SP, a municipality in the Metropolitan Region of Vale do Paraíba and Litoral Norte (MVPLN) which according to the data of IBGE (2020) has approximately 730 thousand inhabitants, being the fifth most populous in the State of São Paulo and which according to SEADE (2018) has the eighth largest GDP in the State and the nineteenth in the country. In this way, this work was developed to contribute to the expansion of knowledge about the identification and exploration of new opportunities (entrepreneurship) and the creation and support of competitive advantages (strategic management), exploring a new field of saber called strategic entrepreneurship. For a research it was used the qualitative approach with multiple case studies looking for theoretical saturation, with that, it made the semi-structured change with the owners of Startups. Complementing this qualitative analysis model, sensemaking process techniques were used, through narrative strategies and visual mapping, using the IRAMUTEQ software. The narrative strategy aims to provide stories, meanings and mechanisms, while a visual mapping helps in the formation of patterns by graphic representations. The analysis portrays the main elements that helped to answer the research question, which focuses on generating new knowledge about the strategic entrepreneurship process in the Startups of the Parahyba Valley Community studied in this research. The study brings relevant discoveries about the analyzed Startups, which through the process of strategic entrepreneurship, obtained competitive advantage, as they incorporated into the entrepreneurial activity, partnerships and the development of innovation as activities to be developed continuously, identifying the innovative elements of the environment creative in which, as incorporated companies, a greater earning potential and, finally, they worked together with the stakeholders in the development and improvement of products and services. This requires Startups of the Parahyba Valley Community to identify and explore new opportunities in view of the greater circulation of knowledge existing in the accelerator regarding the execution of R&D together.
Keywords: Empreendedorismo
Planejamento regional
Planejamento estratégico
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4779
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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