Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4787
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: COLAB.23 : o edifício de escritórios colaborativos
Authors: Smidi, Samara Khalil Dias Ferreira
Abstract: Resumo: Este trabalho consiste na reflexão a respeito da importância de os ambientes de trabalho serem planejados por profissionais de arquitetura, e a relevância de ter um espaço dedicado à área profissional. Inicialmente, partindo da questão econômica como problemática, argumentou-se sobre o conceito de trabalho colaborativo aplicado nos edifícios de escritórios contemporâneos como resolução do problema. Conceito que, auxiliado junto às decisões arquitetônicas, proporciona um espaço estimulante e economicamente favorável para aqueles que a circundam. O espaço do estudo compreende a cidade de Taubaté/SP, onde a falta de empreendedorismo na área é presente e os profissionais optam, em sua maioria, por exercer a profissão em espaçoresidencial sendo está a opção econômica mais viável. No âmbito projetual, instituiu-se a proposta de criar um ambiente com ênfase no conceito de coworking, para uso de profissionais da área da criação, como arquitetos, urbanistas e designers, de modo a solucionar a questão dos altos custos de ter seu espaço e assim motivar o empreendedorismo na área. A proposta é solucionar o acesso a esses espaços e ao mesmo tempo possuir espaços adequados que se preocupem com o conforto do usuário, além de influenciar na produtividade das empresas que as compõem, fatores estes que estão interligados para um resultado eficaz.
Abstract: Não possui.
Keywords: Empreendedorismo
Escritório
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4787
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Samara Khalil Dias Ferreira Smidi-TG.pdf28.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.