Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4793
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: A importância da arquitetura no espaço físico de uma escola de educação infantil integração
Authors: Santos, Vanessa Alves Eugênio dos
Abstract: Resumo: Essa pesquisa surgiu da ideia de se elaborar um projeto arquitetônico de uma escola de ensino infantil integral no município de Pindamonhangaba, a fim de garantir o melhor aprendizado e o convívio social dentro e fora da escola, através de um espaço físico de qualidade que atenda todas as necessidades das crianças. Com base em pesquisa bibliográfica, ficou claro a necessidade em se pensar no processo da construção do conhecimento, sendo essencial que uma escola de ensino infantil conte com profissionais especializados, que promovam rotinas baseadas em propostas pedagógicas muito bem fundamentadas, e também com espaços arquitetônicos planejados especialmente para se realizar essas propostas da melhor forma possível. O objetivo é perceber a importância do espaço físico no desenvolvimento de cada indivíduo, a fim de garantir que todas as atividades sejam elas acadêmicas, sociais ou artísticas possam ter bons resultados. A ideia do projeto é que ele seja compacto, modular e versátil, que ofereça aos alunos um ambiente com espaços e materiais que propiciem desafios e diferentes manifestações infantis, permitindo assim que as crianças interajam umas com as outras, que desenvolvam habilidades por meio de diferentes tipos de linguagens, para que possam melhorar seu desempenho escolar futuro, alcançando assim, resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental.
Abstract: This research arose from the idea of elaborating an architectural project of an integral elementary school in the municipality of Pindamonhangaba, in order to guarantee the best learning and social interaction inside and outside the school, through a quality physical space that meets all the needs of children. Based on bibliographical research, it was clear the need to think about the process of knowledge construction, and it is essential that a nursery school has specialized professionals, who promote routines based on well-founded pedagogical proposals, as well as with planned architectural spaces especially in order to carry out these proposals in the best possible way. The goal is to realize the importance of physical space in the development of each individual, in order to ensure that all activities are academic, social or artistic can have good results. The idea of the project is that it be compact, modular and versatile, offering students an environment with spaces and materials that offer challenges and different manifestations of children, thus allowing children to interact with each other, to develop skills through different types of languages, so that they can improve their future school performance, thus achieving superior results upon reaching primary school.
Keywords: Projeto arquitetônico
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4793
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vanessa Alves Eugenio dos Santos-TG.pdf4.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.