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metadata.dc.type: Monografia (Especialização)
Title: Análise de SGQ para organizações de prestação de serviços em comparação às de fabricantes, para as indústrias de petróleo e gás natural
Other Titles: QMS analysis for service organizations versus manufacturers for the oil and natural gas industries
Authors: Pezzuol, Waldney Antonio, 1981-
Abstract: Resumo: Esta monografia tem por objetivo identificar, interpretar e mostrar as principais diferenças entre os requisitos de Sistema de Gestão de Qualidade para Organizações de Prestação de Serviços para as Indústrias de Petróleo e Gás Natural em comparação com os requisitos de Sistema de Gestão da Qualidade para Organizações Fabricantes da Indústria de Petróleo e Gás Natural. Foi realizada a comparação entre os requisitos de ambas as normas, as diferenças foram identificadas e interpretadas levando-se em consideração as premissas de criação das normas, os respectivos escopos de aplicação e as características relacionadas à natureza do negócio em que são aplicadas. Como resultado, foram mostrados os requisitos com o qual foram identificadas as principais diferenças, sendo eles: a Abordagem de Processo e Risco, Exceções, Análise e Gestão de Riscos, Projeto e Desenvolvimento, Plano de Contingência, Prestação de Serviços, Validação da Prestação de Serviço, Controle de Não Conformidades e, Gestão de Mudanças. Como conclusão, é importante reforçar a importância em não se limitar à uma comparação superficial entre ambas as normas, deixando-se enganar pela estrutura similar e pela equivalência de vários requisitos. A API Q2 possui uma ênfase mais profunda no que diz respeito à gestão e mitigação de riscos, podendo ser observada através de sua "abordagem de processo e risco", onde os riscos são controlados durante toda a execução do serviço, sendo diretamente refletido nos requisitos de Análise e Gestão de Riscos, Gestão de Mudanças e Notificação ao Cliente. O objetivo de redução de NPT almejado pela implantação do SGQ de acordo com a API Q2 também é refletido em diversos pontos da norma, estando também associados à Análise e Gestão de Riscos, Manutenção Preventiva, TMDE e Gestão de SRPs críticos. Por último, o SQP tornou-se um dos documentos mais importantes para evidenciar a implantação do sistema de gestão de qualidade por conta do grande volume de informações que compõe o documento e, a associação que é possível fazer aos diversos requisitos da API Q2 por meio de seu conteúdo.
Abstract: The objective of this monograph is to identify, interpret and demonstrate the main differences between the Quality Management System requirements for Service Supply Organizations for the Petroleum and Natural Gas Industries compared to Quality Management System requirements for Manufacturing Organizations for the Petroleum and Natural Gas Industries. It was performed the requirement comparison between both standards, the differences were identified and interpreted considering the premises for the standard creation, the correspondent scope of application and the characteristics regarding to the nature of the business where these standards are applicable. As a result, it was demonstrated the requirements where the main differences where identified, being then: Process and Risk-Based approach, Exclusions, Risk Assessment and Management, Design and Development, Contingency Planning, Execution of a Service, Service Performance Validation, Control of Nonconformities and, Management of Change. As a conclusion, it is imperative to avoid the performance of a superficial analysis comparing both standards, being misled by the similar structure and by the content overlap. API Q2 have a deep emphasis regarding to risk management and mitigation, that can be observed through its "Process and Risk-Based approach", where the risks are controlled along all the service execution, and being reflected on Risk Assessment and Management requirements, Management of Changes and, Client Notification. The NPT reduction objective intended by QMS implementation based on API Q2 is also reflected in many parts, being also related to Risk Assessment and Management, Preventive Maintenance, TMDE and Critical SRP management. Lastly, the SQP became one of the most important document to evidence the quality management system implementation due to the large amount of information that compounds it and, the association that is possible to perform from the SQP to lots of API Q2 requirements through it content.
Keywords: Prestação de serviços
Sistema de gestão de qualidade
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4805
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Engenharia da Qualidade Lean Seis Sigma Green Belt - Especialização

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