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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Fadiga mecânica em helicópteros : estudo de caso do acidente com a aeronave H225 LN-OJF
Other Titles: Mechanical fatigue in helicopters: case study of the accident with the H225 LN-OJF aircraft
Authors: Ribeiro, Moisés Wellington
Abstract: Resumo: Apesar de toda tecnologia embarcada nas aeronaves modelo H225, sendo considerada uma das mais avançadas já fabricadas pela Airbus Helicopters, os diversos sistemas de detecção de falha não conseguiram detectar a tempo o fenômeno da fadiga mecânica, o que evitaria o acidente abordado no presente trabalho. Sendo a fadiga mecânica um fenômeno indesejado na engenharia de projetos, cresce a importância da análise mais aprofundada deste tema, com o intuito principal de se aumentar a segurança de voo e garantir que não hajam mais vidas ceifadas devido a este problema de engenharia. Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo compreender como se origina a fadiga mecânica e os efeitos que podem gerar nos helicópteros, especificamente no caso do acidente aeronáutico com a aeronave H225 LP Super Puma, de matrícula LN-OJF. A metodologia escolhida para a realização desta dissertação foi o estudo de caso do acidente, buscando, com base nas teorias existentes e nos relatórios emitidos pelas autoridades competentes, a compreensão, através de uma análise qualitativa, dos fatores contribuintes que levaram a ocorrência desta tragédia. Concluiu-se que devido à fadiga mecânica houve uma ruptura súbita em uma das oito engrenagens que compõem a caixa de transmissão principal da aeronave, fato este que fez com que o rotor principal, componente que garante a sustentação do helicóptero, se desprendesse da aeronave em voo, vindo a vitimar treze pessoas na costa da Noruega.
Abstract: In spite of all the technology on board aircraft model H225, being considered one of the most advanced already manufactured by Airbus Helicopters, the various failure detection systems failed to detect the phenomenon of mechanical fatigue in time, which would avoid the accident addressed in the present work. Since mechanical fatigue is an undesired phenomenon in project engineering, the importance of a more in-depth analysis of this topic is growing, with the main purpose of increasing flight safety and ensuring that there are no more lives cut down due to this engineering problem. This work aims to understand how mechanical fatigue originates and the effects that can generate in the helicopters, specifically in the case of the aeronautical accident with the aircraft H225 LP Super Puma, of registration LN-OJF. The methodology chosen for this dissertation was the case study of the accident, seeking, based on the existing theories and the reports issued by the competent authorities, to understand, through a qualitative analysis, the contributing factors that led to the occurrence of this tragedy. It was concluded that due to mechanical fatigue there was a sudden rupture in one of the eight gears that make up the main gearbox of the aircraft, which caused that the main rotor, component that guarantees the support of the helicopter, was detached from the aircraft in thirteen people on the Norwegian coast.
Keywords: Acidentes aéreos
Fadiga
Helicóptero
Segurança de vôo
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4880
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Engenharia Mecânica - Trabalhos de Graduação

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