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metadata.dc.type: Monografia (Especialização)
Title: Estratégias para a aplicabilidade de pesquisa de clima organizacional em uma empresa de celulose
Other Titles: Strategies for the applicability of organizational climate research in a cellulose company abstract
Authors: Silva, Gustavo Mota da
Abstract: Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar estratégias para a aplicabilidade de pesquisa de clima organizacional em uma empresa de celulose, apresentando os preceitos e os benefícios de cada estratégia para a realização da pesquisa de clima. Alinhou-se entre a alta diretoria e o departamento de desenvolvimento humano operacional a utilização das seguintes estratégias: brainstorming, brainwriting e entrevistas com os colaboradores. Aplicou-se as práticas de cada estratégia e os resultados foram considerados como oportunidades de desenvolvimento, tanto para os colaboradores, como para a empresa. Identificou-se, portanto, três aspectos a serem trabalhados: empatia, interação e resiliência. Realizou-se treinamentos internos e o acompanhamento setorizado por equipes, onde compreendeu que realizar mais uma simples e cotidiana pesquisa de clima é insuficiente para o desenvolvimento de vantagem competitiva. Identificou-se como diferencial a forma como os colaboradores se relacionam com as estratégias. Concluiu-se que oferecer estratégias de desenvolvimento da capacidade individual criativa é fundamental para que a qualidade seja realmente alcançada. O brainstorming, brainwriting e entrevistas mostraram-se eficazes como estratégias, garantindo o engajamento de todos os colaboradores para que a pesquisa de clima organizacional seja, de fato, executada para o alcance da excelência operacional, servindo como atalho à organização, solucionando problemas de maneiras simples e alcançando os objetivos estabelecidos da empresa.
Abstract: The main objective of this paper is to present strategies for the applicability of organizational climate research in a pulp company, presenting the precepts and benefits of each strategy for conducting climate research. The following strategies were aligned between the senior management and the human development department: brainstorming, brainwriting and interviews with employees. The practices of each strategy were applied and the results were considered as opportunities for development, both for employees and for the company. Three aspects to be worked out were identified: empathy, interaction and resilience. In-house training and team-based monitoring were carried out, where it was realized that carrying out a simple and everyday climate research is insufficient for the development of competitive advantage. The way in which employees relate to strategies was identified as a differential. It was concluded that offering strategies for developing individual creative capacity is essential if quality is to be achieved. Brainstorming, brainwriting, and interviews have proved to be effective as strategies, ensuring that all employees are engaged so that organizational climate research is actually performed to achieve operational excellence, serving as a shortcut to the organization, solving problems in ways and achieving the company's established goals.
Keywords: Estratégias de crescimento empresarial
Pesquisa operacional
Vantagens competitivas
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4976
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Engenharia da Qualidade Lean Seis Sigma Green Belt - Especialização

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