Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5094
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Transtorno de ansiedade social em estudantes universitários : estudo de revisão sistemática
Other Titles: Social anxiety disorder in college students: a systematic review study
Authors: Pergentino, Maria Luiza Santiago, 1997-
Abstract: Resumo: O Transtorno de Ansiedade Social (TAS), também conhecido como Fobia Social (FS), é um transtorno psiquiátrico grave que acarreta sofrimento e perdas significativas de oportunidades na vida de seu portador. O indivíduo com TAS manifesta um medo excessivo, persistente e irracional de situações sociais e de desempenho, temendo serem vistos comportando-se de maneira humilhante ou embaraçosa, seja pela demonstração de ansiedade ou pelo desempenho inadequado, e de consequente desaprovação ou rejeição por parte dos outros. O objetivo deste trabalho foi investigar na literatura os estudos realizados acerca do TAS em estudantes universitários. O tipo de delineamento utilizado foi a revisão bibliográfica sistemática, caracterizada por ser desenvolvida com material científico já elaborado, com foco nos indicadores bibliométricos dos resultados encontrados. As bases de dados eletrônicas foram SciELO, BVS e CAPES, com os seguintes descritores: Transtorno de Ansiedade Social, Fobia Social e Universitários. Os artigos selecionados obedeceram aos critérios de inclusão: publicações de periódicos científicos; publicações em português; publicações relacionadas somente ao Transtorno de Ansiedade Social e universitários; publicações entre os anos 2000 até 2019 (excluindo publicações em outros idiomas; revisão teórica ou sistemática; populações diferentes de estudantes universitários). A análise de dados partiu-se da organização quantitativa dos dados em frequência absoluta e análise qualitativa dos objetivos e resultados. Do total de 258 artigos encontrados, 12 foram considerados e analisados na íntegra. Quanto aos resultados e discussões, foi possível observar que o TAS é prevalente nos universitários e que este interfere na percepção que o sujeito tem de si e dos outros, avaliando seu desempenho de forma negativa e crítica, o que pode resultar em um afastamento das interações sociais e da própria universidade. Conclui-se que é importante estudar e compreender esta demanda nas universidades, elaborando formas de identificação e suporte à esta população.
Abstract: Social Anxiety Disorder (SAD), also known as Social Phobia (SP), is a serious psychiatric disorder that causes suffering and significant loss of opportunities in the life of its sufferer. The individual with SAD expresses an excessive, persistent and irrational fear of social assumptions and performance, fearing that they will be seen to behave in a humiliating or embarrassing manner, either by showing anxiety or modified performance, and of consequent disapproval or rejection by others. The objective of this work was to investigate in the literature the studies carried out on SAD in university students. The sort of delineation used was a systematic bibliographic review, characterized by being developed with scientific material already prepared, with a focus on the bibliometric indicators of the results found. The electronic databases were SciELO, BVS and CAPES, with the following descriptors: Social Anxiety Disorder, Social Phobia and University Students. The selected articles are in accordance with the inclusion criteria: publications of scientific journals; publications in Portuguese; publications related only to Social Anxiety Disorder and university students; publications between 2000 and 2019 (excluding publications in other languages; theoretical or systematic review; other than university students). Data analysis was based on the quantitative organization of data in absolute frequency and qualitative analysis of objectives and results. From the total of 258 articles found, 12 were considered and analyzed. Regarding the results and discussions, it was possible to observe that TAS is prevalent in university students and that it interferes with the subject's perception of themselves and others, evaluating their performance in a negative and critical way, which can result in a departure from social interactions and the university itself. We conclude that it is important to study and understand this demand in universities, developing ways to identify and support the population.
Keywords: Transtornos fóbicos
Estudantes universitários
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5094
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG_Maria Luiza Santiago Pergentino_Psicologia_2020.pdf683.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.