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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: A importância da inteligência emocional nas organizações
Authors: Santos, Júlia Helena Ricardo Gobo dos, 1999-
Abstract: Resumo: O propósito básico deste estudo é contribuir para o debate a respeito da importância da Inteligência Emocional nas organizações frente aos desafios encontrados no ambiente organizacional tendo em vista sua utilidade como uma ferramenta para o sucesso. Um breve resumo do que se é definido como IE (Inteligência Emocional) se dá pela capacidade de gerenciar e conhecer suas emoções fazendo com que elas sejam utilizadas a seu favor em direção ao alcance do objetivo desejado. O pressuposto adotado é que o desenvolvimento desta habilidade auxilie de forma que possa influenciar na construção de uma organização mais eficaz e emocionalmente inteligente, auxiliando seus colaboradores, de forma geral, com a aplicabilidade de suas principais aptidões (autoconsciência, autoconhecimento, motivação, empatia e habilidade social). Levanta-se também a aplicação desta habilidade no comportamento e posição de liderança, tendo em vista a influência de um líder a seus liderados. Utilizando como método do estudo um princípio de pesquisas descritivas através de livros, sites e artigos acadêmicos, abordando detalhes e práticas a serem aplicadas. Sendo assim, este estudo busca compreender a IE e seus benefícios voltados ao sucesso de uma organização, apresentando suas vantagens e técnicas que podem ser utilizadas voltadas tanto ao nosso comportamento, quanto na maneira a qual pode influenciar as relações interpessoais, preservando o bem-estar do trabalhador dentro do ambiente organizacional despertando maior motivação e auxiliando no aumento de sua produtividade.
Abstract: The basic purpose of this study is to contribute to the debate about the importance of Emotional Intelligence in associations, given the challenges found in the organizational environment, considering its usefulness as a tool for success. A brief summary of what is defined as EI (Emotional Intelligence) is given by the ability to manage and know your emotions so that they are used in your favor towards achieving the desired goal. The assumption adopted is that the development of this skill helps in a way that can lead to the construction of a more effective and emotionally intelligent organization, helping its employees, in general, with the applicability of their main skills (self-awareness, self-knowledge, motivation, empathy and social skill). It also raises the application of this skill in behavior and leadership position, in view of the influence of a leader on his followers. Using as a method of study a principle of descriptive research through books, websites and academic articles, addressing details and practices to be applied. Therefore, this study seeks to understand an EI and its benefits aimed at the success of an organization, its advantages and techniques that can be used aimed both at our behavior and in the way it can lead as interpersonal relationships, preserving the well-being of the worker within the organizational environment, arousing greater motivation and helping to increase their productivity.
Keywords: Criatividade nos negócios
Liderança administrativa
Inteligência emocional
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5103
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Administração - Trabalhos de Graduação

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