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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: E-Commerce : a importância do comércio eletrônico para as pequenas e médias empresas
Other Titles: E-COMMERCE: THE IMPORTANCE OF ELECTRONIC COMMERCE FOR SMALL AND MEDIUM-SIZED ENTERPRISES
Authors: Garcia, Giovanna da Silva, 1999-
Paulo, Yasmin Mayumi Adachi, 2000-
Abstract: Resumo: É perceptível que a internet vem gradativamente aumentando o seu número de usuários, e aderida ao cotidiano das pessoas, empresas e instituições com mais facilidade. O relacionamento on-line entre empresa e cliente é uma realidade forte no cenário atual e grande parte das vendas acontece no meio digital, pois o surgimento da internet trouxe a possibilidade de uma inovação na maneira de efetivar vendas: o e-commerce. No Brasil as empresas iniciaram os trabalhos com o comércio eletrônico no início dos anos 90, com a venda de produtos tangíveis, porém, com a evolução deste mercado, hoje em dia são oferecidos também uma variedade de serviços como cursos, viagens, músicas e entre outros. Com a necessidade das empresas em se destacar frente aos desafios do ambiente competitivo atual, o comércio eletrônico tem se tornado uma estratégia bastante adotada pelas empresas para o seu crescimento econômico. Grandes lojas como, por exemplo, Magazine Luiza e Casas Bahia, investiram no e-commerce e se tornaram grandes referências neste âmbito.Por meio de diversos canais de vendas, maior capacidade de alcance do público e o aumento na confiança dos consumidores neste tipo de comércio, o e-commerce tem quebrado paradigmas e exigindo das empresas uma visão mais ampla e a reestruturação da gestão, para que possam oferecer um bom atendimento, serviço ou produto de maneira rápida e eficiente, e se consolidar neste novo mercado. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre surgimento, crescimento e o papel desempenhado pelo comércio eletrônico dentro das pequenas e médias empresas ao longo dos anos, e como ele se tornou uma ferramenta eficiente para a sobrevivência e destaque na economia, procurando apresentar as vantagens, atratividades, as motivações do consumidor e da empresa, a mudança da mentalidade organizacional e as perspectivas para este mercado. Além de demonstrar o comportamento do varejo on-line frente à pandemia eanalisar as modificações das relações de consumo e das demandas que surgiram neste novo cenário.
Abstract: It is noticeable that the internet has been gradually increasing its number of users, being more easily adhered to in the daily lives of people, companies and institutions. The online relationship between company and customer is a strong reality in the current scenario and most sales take place in the digital environment, as the emergence of the internet brought the possibility of an innovation in the way of making sales: e-commerce. In Brazil, companies started working with e-commerce in the early 1990s, with the sale of tangible products, however, with the evolution of this market, nowadays a variety of services are also offered, such as courses, travel, music and between others. With the need for companies to stand out in the face of the challenges of the current competitive environment, e-commerce has become a strategy widely adopted by companies for their economic growth. Large stores, such as Magazine Luiza and Casas Bahia, invested in e-commerce and became major references in this area. With several sales channels, greater capacity to reach the public and increased consumer confidence in this type of commerce, e-commerce has broken paradigms and requires companies to have a broader vision and management restructuring, so that they can offer a good service, service or product quickly and efficiently, and consolidate in this new market. The objective of this paper is to present a study on the emergence, growth and role played by electronic commerce within small and medium-sized companies over the years, and how it has become an efficient tool for survival and prominence in the economy, seeking to present the advantages and attractiveness, consumer and company motivations, organizational mentality change and perspectives for this market. In addition to elucidating the behavior of on-line retailing in the face of the pandemic and analyzing the changes in consumer relations and demands that emerged in this new scenario.
Keywords: Internet
Comércio eletrônico
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5107
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Administração - Trabalhos de Graduação

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