Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5110
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Perspectivas de educadores sobre formação continuada em serviço
Authors: Rocha, Eridan Pires Conde
Abstract: Resumo: A Formação Continuada em serviço possui um caráter estratégico na construção de ações que garantem o aperfeiçoamento e construção de competências específicas da profissionalização docente. Na contemporaneidade as instituições de ensino se preocupam em desenvolver a prática da Formação Continuada, preconizada pela LDB 9394/96(Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Os conceitos que os educadores possuem sobre essa temática se fazem presentes nas instituições de ensino e podem expandir concepções que dificultem e/ou aperfeiçoem diferentes maneiras de organizar ações. Portanto, é benéfico para o processo educacional refletir essa formação a partir da ótica de seus educadores, com a finalidade de fomentar discussões sobre as ações de formação docente estruturadas nas instituições de ensino, ou seja, há uma necessidade atual de se fazer emergir reflexões sobre como tem sido organizada e planejada essas reuniões de Formação Continuada em serviço. As atividades de Formação Continuada em serviço devem estimular os docentes para que se constituam eminentemente atores fundamentais do processo de ensino e aprendizagem, protagonistas, participantes do planejamento das atividades de formação. Diante disso, na pesquisa desenvolvida, pretende-se compreender para descrever, a perspectiva de oito educadores, que atuam especificamente no ensino superior, sobre a proposta de formação continuada em serviço, de um Instituto Federal da região do vale do Paraíba paulista, a partir das experiências construídas no espaço da instituição, no cotidiano de suas práticas pedagógicas, tomando como referência diferentes visões sobre a temática em estudo, visões de professores e pedagogos, sujeitos envolvidos no processo de formação. Trata-se de um estudo de caso. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivo, descritivo e explicativo. Os fundamentos teóricos foram orientados a partir da linha teórica crítica. Metodologicamente, foram envolvidos seis professores de Ensino Superior e dois coordenadores pedagógicos. Para coleta e análise dos dados utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, observação participante e documentos que orientam as atividades de Formação Continuada na instituição. Os dados foram interpretados pela triangulação de métodos. Conclui-se que as ações de formação continuada têm impactado em reformulações de metodologias docente, mas há certa insatisfação por parte dos educadores quanto à condução das atividades realizadas nas formações em serviço, como também, uma necessidade de ampliar a participação dos docentes na elaboração das propostas oferecidas pelas instituições. Ressalta-se ainda que seja necessário incentivar nas instituições a construção de políticas de aperfeiçoamento para a formação docente continuada, estas devem ser estruturadas com uma continuidade, a fim de favorecer uma maior qualidade na atuação do professor.
Abstract: Professional Development in service has a strategic character in the construction of actions that guarantee the improvement and construction of specific competencies of the teaching professionalization. At the present time, educational institutions are concerned with developing the practice of Continuing Education, as recommended by LDB 9394/96 (Law on Guidelines and Bases of Education). The concepts that educators have about this theme are present in educational institutions and can expand conceptions that hinder and / or improve different ways of organizing actions. Therefore, it is beneficial for the educational process to reflect this formation from the perspective of its educators, with the purpose of fomenting discussions about the actions of teacher training structured in the educational institutions, in other words, there is a current need to make reflections on how these In-Service Training meetings have been organized and planned. In-service training activities should stimulate teachers to become eminently key players in the teaching and learning process, protagonists, participants in the planning of training activities. Therefore, in the research developed, it is intended to understand the perspectives of eight educators, who work specifically in higher education, on the proposal of continuing training in service, of a Federal Institute of the region of the Paraíba valley of São Paulo, from the experiences built in the institutional space, in the daily life of their pedagogical practices, taking as reference different views on the theme under study, visions of pedagogical coordinators and teachers, subjects involved in the training process. This is a case study. It is a research of qualitative approach, with objective, descriptive and explanatory. The theoretical foundations were oriented from the critical theoretical line. Methodologically, six high school teachers and two pedagogical coordinators were involved. To collect and analyze the data, we used semi-structured interviews, participant observation and documents that guide the activities of Continuing Education in the institution. The data were interpreted by the triangulation of methods. It is concluded that there is a dissatisfaction among educators regarding the actions taken in in-service training, as well as a need to increase the participation of teachers in the elaboration of the proposals offered by the institutions. It is also worth mentioning that it is necessary to encourage the institutions to develop policies for the improvement of continuing teacher education, which must be structured with continuity, in order to favor a higher quality in the work of the teacher.
Keywords: Desenvolvimento humano
Professores - Formação
Ensino superior
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5110
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
PDFA - Eridan Pires Conde Rocha.pdf861.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.