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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Beleza brasileira : um estudo sobre o mercado de cosméticos brasileiro e seus principais fatores de competitividade
Authors: Andrade, Mike Campos
Abstract: Resumo: Nos últimos anos, observou-se no mercado Brasileiro uma crescente movimentação no setor de higiene e cuidados pessoais. Dados fornecidos pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), publicados em seu Caderno de Tendências 2019-2020, informam que no início de 2018 foram registradas 2,6 mil empresas de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) na Anvisa, sendo este número majoritariamente composto por empresas de pequeno porte. Em proporções mundiais, a ABIHPEC também informa que o Brasil se encontra na posição de quarto lugar no ranking mundial de consumo de produtos HPPC, movimentando US$ 29,6 bilhões em consumo em entre os anos de 2019 e 2020. O objetivo do presente estudo foi investigar possíveis fatores para o sucesso de empresas Brasileiras deste segmento a partir da análise da marca Sallve, da Natura e da Simple Organic, bem como verificar a existência de características comuns às três marcas analisadas que sejam capazes de justificar o seu sucesso no mercado Brasileiro e crescimento expoente nos últimos anos, identificando o perfil de consumidor atual de HPPC e elaborando uma hipótese que justifique o aumento de consumo de produtos cosméticos nos últimos anos. Para realização desta pesquisa de caráter quali-quantitativo foi aplicada a metodologia de revisão de literatura. Os dados utilizados para análise foram retirados das redes sociais de ambas as marcas, principalmente o Instagram, dos seus sites oficiais e de diversos textos e reportagens publicados em jornais, revistas e trabalhos acadêmicos publicados previamente a respeito do tema. Observou-se que o mercado cosmético no Brasil apresentou uma expansão crescente nos últimos anos, atingindo recordes de valores arrecadados através das vendas de produtos HPPC nos últimos três anos. Foi realizado um levantamento dos produtos HPPC mais vendidos em 2020, constatando que estes produtos apresentaram resultados mais elevados do que os produtos de maquiagem do setor. Foi possível constatar também o sucesso das marcas analisadas através de divulgações relacionadas ao seu faturamento nos últimos anos em relatórios anuais da própria marca ou em publicações de revistas do setor econômico. Concluiu-se que todas as marcas analisadas se propõem a construir um relacionamento direto com seu público, principalmente através do ambiente digital, e priorizam o formato de venda direta. Concluiu-se também ser fundamental a criação de valores por parte das marcas do segmento HPPC para alcançar sucesso no país, uma vez que o perfil do consumidor atual envolve a necessidade de identificação com seus valores, a exigência deposicionamentos éticos e a utilização de insumos orgânicos pelas marcas. Por fim, explicou-se o aumento nas vendas de produtos cosméticos através da teoria "efeito batom", adaptado aos principais acontecimentos que influenciaram o indivíduo e a sociedade nos tempos atuais.
Keywords: Empreendedorismo
Cosméticos
Cuidados com a beleza
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5141
Issue Date: 2021
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