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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: O marketing esportivo como estratégia financeira adotada pelos clubes brasileiros
Authors: Paiva, Gabriel Marques de, 1999-
Abstract: Resumo: Dada a concorrência interna e externa na qual, as empresas estão atuando, tem levado a uma busca constante visando promover seu produto e consolidar sua marca e, dessa forma, se diferenciar dos concorrentes. O marketing esportivo tem surgido como estratégia alternativa para tal fim e trabalhar o valor e o fortalecimento da marca, vai além de aspectos financeiros para as empresas, pois quaisquer investimentos busca-se o fortalecimento da imagem, retorno de mídia, conquista e manutenção de clientes e do mercado, serve como ferramenta de comunicação, aumentando o reconhecimento do público e proporcionando maior credibilidade. E assim, várias empresas estão se esforçando para conquistar o consumidor por meio da visualização do esporte como negócio. O alto investimento de empresas, públicas e privadas, no Brasil, para vincular-se a imagem de um atleta, time, e/ou evento, faz com que o país, figure entre os seis maiores no mundo em termos de marketing esportivo. O trabalho objetivou apresentar o marketing esportivo como estratégia financeira para os clubes brasileiros, e como alternativa as empresas para alcançar seu consumidor. Para isso, adotou-se a pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, com levantamento de dados sobre o marketing esportivo. Considerou-se que as empresas ao investir em clubes esportivos ela ganha visibilidade nas competições aumentado o valor da marca no mercado e atinge novos clientes, conseguindo aumentar seus lucros. Para os clubes esportivos é uma estratégia para a geração e ampliação das formas de receitas fazendo com que se tornem mais competitivos para colher resultados, conquistas e recordes dos esportistas.
Abstract: Given the internal and external competition in which companies are operating, it has been constantly seeking to promote their product and consolidate their brand and, in this way, differentiate themselves from their competitors. Sports marketing has emerged as an alternative strategy for this purpose and to work on the value and strengthening of the brand, it goes beyond financial aspects for companies, as any investments are aimed at strengthening the image, media return, conquering and retaining customers and the market, serves as a communication tool, increasing public recognition and providing greater credibility. And so, several companies are striving to win over consumers by viewing sport as a business. The high investment of companies, public and private, in Brazil, to link to the image of an athlete, team, and/or event, makes the country rank among the six largest in the world in terms of sports marketing. The work aimed to present sports marketing as a financial strategy for Brazilian clubs, and as an alternative for companies to reach their consumers. For this, a descriptive bibliographic research was adopted, with data collection on sports marketing. It was considered that when companies invest in sports clubs, they gain visibility in competitions, increasing the brand's value in the market and reaching new customers, managing to increase their profits. For sports clubs, it is a strategy for generating and expanding forms of income, making them more competitive to reap results, achievements and records from athletes.
Keywords: Marketing esportivo
Administração financeira
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5174
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Trabalhos de Graduação

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