Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5234
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: A temática indígena em livros didáticos do ensino fundamental II : uma análise
Authors: Jesus, Jhenyfer Silva de, 1995-
Abstract: Resumo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver um estudo sobre a temática indígena abordada nos livros didáticos do 7o ano de duas instituições educacionais: uma pública e uma privada, a fim de verificar como a temática indígena é tratada em obras didáticas modernas. Para a coleta de dados, foi utilizada a metodologia da pesquisa documental. A análise desses dados foi realizada segundo os preceitos da pesquisa qualitativa e está fundamentada nos teóricos: Alfredo Bosi, Antônio Cândido, Aracy Lopes da Silva e Luís Donisete Benzi Grupioni. O estudo está dividido em três capítulos: o primeiro teve por objetivo discutir (para propor uma desconstrução) da história, partindo da atualidade e da situação atual dos indígenas, chegando até o período do Brasil Colônia. No segundo, apresenta-se a análise dos livros didáticos selecionados como corpus desta pesquisa. O último capítulo apresenta uma análise crítica da temática indígena abordada nesses livros, sugerindo propostas e estratégias que possam aprofundar e aprimorar a discussão sobre essa temática no âmbito dos materiais didáticos. Espera-se que esse estudo colabore para que se amplie o campo dos estudos que analisa o papel dos povos indígenas nos materiais didáticos presentes nas instituições de ensino, de modo que a importância desses povos não seja subjugada em relação ao passado e nem em relação ao presente e ao futuro.
Abstract: This paper aimed to develop a study on the indigenous theme discussed in the 7th grade textbooks of two educational institutions: one public and one private, in order to verify how the indigenous theme is treated in modern Textbooks. For data collection, the files research methodology was used. The data analysis was performed according to the qualitative research principles and was based on the theoreticians: Alfredo Bosi, Antonio Cândido, Aracy Lopes da Silva and Luís Donisete Benzi Grupioni. The study is divided into three chapters: the first aimed to discuss (to propose a deconstruction) of history, starting from the present situation of the indigenous people, reaching the period of a Colonial Brazilian people. In the second one, we'll present as the corpus of this research, a selected textbooks analysis. The last chapter presents a critical analysis of the indigenous theme approached on those books, offering proposals and strategies that can deepen and improve the discussion about this theme in the didactic materials context. It is hoped that this study will help to broaden the field of studies that analyze the role of indigenous peoples in the textbooks present in educational institutions, in order that the importance of these peoples is not overwhelmed related to the past or in relation to present and future.
Keywords: Indígenas
Livros didáticos
Análise do discurso
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5234
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
D TG JHENYFER SILVA DE JESUS ok.pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.