Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5242
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Atividades didáticas sobre o estilo no ensino de produção de gêneros de texto no ensino médio
Authors: Ribeiro, Débora Cristina de Souza, 2000-
Abstract: Resumo: O tema desta pesquisa é o ensino das características de estilo dos gêneros de texto com vistas à produção textual no Ensino Médio. As justificativas para este estudo encontraram-se no fato de boa parte das sequências didáticas não apresentar atividades destinadas ao ensino do estilo do gênero enfocado por elas e, também, no fato de essa lacuna nos procedimentos didáticos não promoverem o desenvolvimento da capacidade linguístico-discursiva dos alunos, uma aptidão necessária para a produção de textos. Por isso, refletir sobre o ensino de estilo se faz importante para contribuirmos com o ensino de produção textual. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho foi apresentar alguns exemplos de atividades para o ensino de conteúdos relacionados ao estilo (como mecanismos de textualização e de enunciação) que podem complementar uma sequência didática já construída e utilizada nas escolas estaduais como material didático. Trata-se da sequência didática para o ensino do artigo de opinião, elaborada por Jacqueline Barbosa em 2001, mas que continua a ser material didático de referência no Ensino Médio. Como fundamentação, foram consultados estudos que trazem o conceito de gênero discursivo, como o que encontramos em Bakhtin (1992); o conceito de textos, como o que encontramos em Bronckart (2008); reflexões e procedimentos para o ensino de produção textual e desenvolvimento de capacidades de linguagem, como os que encontramos em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e LOPES-ROSSI (2012); mecanismos de textualização, como o que encontramos em Koch (2010), e mecanismos de enunciação, como o que encontramos em Bronckart (2003) e Machado (2004); autores que fundamentam a minha afirmação de que há uma ausência das atividades para desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas, como o que encontramos em Carvalho-Pinto e Paula ( NO PRELO). Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica. Como resultados, identificamos que as atividades de mecanismos de textualização e as atividades de mecanismos de enunciação podem ser tarefas de observação e de análise de textos, tarefas simplificadas de produção de trechos de textos e tarefas de elaboração de nomenclatura e linguagem comum para se falar dos textos. Com isso, conclui-se que as tarefas podem e devem variar o modo de trabalho, relacionar intimamente leitura e escrita, linguagem oral e escrita e ter como objetivo específico ensinar o estilo do gênero desenvolvendo no aprendiz a capacidade linguístico- discursiva necessária para a produção textual.
Abstract: The theme of this research is the teaching of the style characteristics of the text genres with a view to textual production in High School. The justifications for this study were found in the fact that most of the didactic sequences do not present activities aimed at teaching the gender style they focus on, and also in the fact that this gap in didactic procedures does not promote the development of the linguistic-discursive capacity of students, a necessary aptitude for the production of texts. Therefore, reflecting on the teaching of style is important to contribute to the teaching of textual production. In view of this, the general objective of this work was to present some examples of activities for teaching style-related content (such as textualization and enunciation mechanisms) that can complement a didactic sequence already built and used in state schools as didactic material. This is the didactic sequence for the teaching of the opinion article, prepared by Jacqueline Barbosa in 2001, but which is still reference material in high school. As a basis, we consulted studies that bring the concept of discursive gender, as the one we found in Bakhtin (1997); the concept of texts, as the one we found in Bronckart (2008); reflections and procedures for the teaching of textual production and development of language skills, as those we found in Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and LOPES-ROSSI (2012); textualization mechanisms, as the one we found in Koch (2010), and enunciation mechanisms, as the one we found in Bronckart (2003) and Machado (2004); authors that support my statement that there is na absence of actiities for the development os linguistic-discursive resources, as the one we found in Carvalho-Pinto and Paula (NO PRELO). Bibliographic research was used as a methodology. As results, we identified that the activities of textualization mechanisms and the activities of enunciation mechanisms can be tasks of observation and analysis of texts, simplified tasks of production of text excerpts and tasks of elaboration of nomenclature and common language to speak about texts. The conclusion is that the tasks can and should vary the way of working, intimately relate reading and writing, oral and written language, and have as specific objective to teach the gender style developing in the learner the linguistic-discursive capacity necessary for textual production.
Keywords: Textos - Estudo e ensino
Sequência didática
Linguística
Análise do discurso
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5242
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
A TG DEBORA CRISTINA DE SOUZA RIBEIRO.pdf627.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.