Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5243
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Concordância verbal : atividades de análise linguística no Ensino Fundamental II
Authors: Nogueira, Kimberly de Castro, 1999-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa apresenta o tópico gramatical Concordância Verbal como tema. Especificamente, constitui-se da apresentação de dados de uma pesquisa sobre análise linguística de Concordância Verbal nos 6º e 7º anos no Ensino Fundamental II a partir de habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). Tal trabalho visa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem por meio de sugestões de atividades que abordem esse fenômeno linguístico com base em estudos linguísticos. A pesquisa se justifica pela existência de dois problemas: o primeiro, é a complexidade do tópico gramatical ao qual nos referimos e, o segundo, é a forma pouco detalhada com que os livros didáticos desenvolvem esse tópico. Diante disso, uma vez somados os problemas, a presente pesquisa tem como objetivo geral contribuir para o ensino do tópico gramatical Concordância Verbal a partir da elaboração de atividades de análise linguística que auxiliem o professor na construção conjunta com o aluno de um conhecimento gramatical mais abrangente e mais qualitativo a respeito da concordância verbal. Esse objetivo geral se divide em dois objetivos específicos: o primeiro é investigar o que a BNCC (BRASIL, 2018) recomenda a respeito do ensino desse assunto; e o segundo deles é propor atividades de análise linguística para 6º e 7º anos, sobre o tópico gramatical Concordância Verbal, para melhor conduzam os alunos a um conhecimento mais amplificado dos elementos constituintes do tópico e, também, de seus diferentes contextos de uso. Teoricamente esta pesquisa se fundamenta na gramática normativa da Língua Portuguesa, bem como nos estudos linguísticos que vem sendo desenvolvidos nas últimas décadas a respeito do ensino de aspectos gramaticais. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa. Como resultados foram propostas atividades de análise linguística que mobilizam conhecimentos exigidos por 07 habilidades propostas pela BNCC (BRASIL, 2018), para os 6º e 7º anos, a respeito de aspectos da concordância verbal. Os principais conceitos teóricos subjacentes a essas habilidades são: norma padrão, variação linguística, uso da concordância verbal de acordo com a norma padrão e reconhecimento do verbo e de seus complementos na estrutura da oração. Concluise que é possível propor atividades de análise linguística para as habilidades 6 propostas pela BNCC (BRASIL, 2018), mas para isso é necessário mobilizar alguns conhecimentos da classificação e da nomenclatura da gramática normativa e determinados conhecimentos desenvolvidos pela Linguística nas últimas décadas.
Abstract: This research presents the grammatical topic Verbal Concordance as a theme. Specifically, it consists of the presentation of data from a research on language analysis of Verbal Concordance in the 6th and 7th grades in Elementary School II from skills proposed by the Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). This work aims to contribute to the teaching and learning process by suggesting activities that address this linguistic phenomenon based on linguistic studies. The research is justified by the existence of two problems: the first is the complexity of the grammatical topic to which we refer, and the second is the poorly detailed way in which textbooks develop this topic. Therefore, once the problems are added, the present research aims to contribute to the teaching of the Verbal Concordance grammar topic through the elaboration of linguistic analysis activities that help the teacher in the joint construction with the student of a broader grammatical knowledge and more qualitative about verbal agreement. This general objective is divided into two specific objectives: the first is to investigate what the BNCC (BRAZIL, 2018) recommends about the teaching of this subject; and the second is to propose 6th and 7th grade language analysis activities on the Verbal Concordance grammar topic, to better lead students to a broader knowledge of the constituent elements of the topic and also their different contexts of use. Theoretically this research is based on the normative grammar of the Portuguese language, as well as on the linguistic studies that have been developed in the last decades about the teaching of grammar aspects. Methodologically, it is a qualitative research. As results were proposed language analysis activities that mobilize knowledge required by 07 skills proposed by BNCC (BRASIL, 2018), for the 6th and 7th years, regarding aspects of verbal agreement. The main theoretical concepts underlying these skills are: standard norm, linguistic variation, use of verbal agreement according to the standard norm, and recognition of the verb and its complements in the sentence structure. It is concluded that it is possible to propose linguistic analysis activities for the skills proposed by BNCC (BRASIL, 2018), but for this, it is necessary to mobilize some knowledge of normative grammar classification and nomenclature and certain knowledge developed by Linguistics in the last decades.
Keywords: Língua portuguesa - Verbos
Análise linguística
Base Nacional Comum Curricular
Língua portuguesa - Estudo e ensino
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5243
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
A TG Kimberly de Castro Nogueira.pdf457.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.