Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5293
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: História em rede : o uso do YouTube como estratégia de ensino na disciplina de História numa sociedade midiática
Authors: Souza, Pedro de Almeida e, 1990-
Abstract: Resumo: O avanço da tecnologia na passagem do século XX para o XXI impactou a sociedade como um todo. O ambiente escolar, especialmente, viu novas formas de aprender e transmitir conhecimento sendo utilizadas pelos alunos. É nesse contexto que a presente monografia de conclusão de curso de História se propôs estudar, buscando compreender o uso do YouTube, que é um site de compartilhamento de vídeos enviados pelos usuários na internet, como estratégia de ensino na disciplina de História. Metodologicamente, a pesquisa foi baseada em análise documental de três canais no YouTube sobre História, tendo como critérios a audiência, a formação dos autores, a periodicidade e o conteúdo. O corpus documental foi formado, principalmente, por três canais do YouTube que versam sobre a produção e divulgação de conhecimento histórico, sendo: "Se liga nessa História", "Buenas Ideias", "YouTube.Edu", além de revisão bibliográfica de teóricos das áreas de Comunicação, Educação e Cultura de Massa. Concluiu-se que, ao analisarmos os conteúdos disponíveis nesses canais, o YouTube apresenta potencialidade para ser usado como estratégia de ensino da disciplina de História, preservando o protagonismo docente em sala de aula e a possibilitando a autonomia do estudante em produzir conhecimento histórico.
Abstract: Não possui
Keywords: Youtube (Recurso eletrônico)
Tecnologia educacional
História - Estudo e ensino
Didática
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5293
Issue Date: 2019
Appears in Collections:História - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
HISTORIA TG PEDRO DE ALMEIDA E SOUZA ok.pdf440.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.