Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5340
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: A escola e o processo criativo
Authors: Botosso, Larissa Alves, 2000-
Granato, Luiza Peloggia, 1993-
Abstract: Resumo: O presente estudo refere-se a uma pesquisa sobre criatividade na educação. A ação criativa está associada à busca por superações, e então ao pensarmos em educação, devemos tê-la como um instrumento de transformação e humanização. Essa monografia tem por objetivo refletir o processo criativo no ambiente escolar, considerando fatores que podem estimular a criatividade ou inibi-la, analisando qual o papel do professor nesse processo. O estudo, de caráter bibliográfico, iniciou-se com um levantamento de pesquisas nas bases de dados SciELO- Scientific Electronic Library Online e Portal de Periódicos CAPES. Entre os principais resultados destaca-se que o homem é um ser criativo e que a criatividade está presente desde o seu primeiro momento de vida. A criatividade acontece no cotidiano e é favorecida quando valorizamos a espontaneidade. Assim, verificamos que a escola faz parte desse processo, podendo influenciar de forma favorável, contribuindo na promoção da autonomia do sujeito desde a infância com um espaço e um tempo que possibilitem experimentação, exploração, novos desafios e descobertas. Destacamos por fim, a centralidade do papel do professor na superação de possíveis atitudes limitadoras, mecanizadas que inibem a criatividade e em propor atividades criativas que tenham o aluno como protagonista do processo de aprendizagem.
Abstract: The present study refers to research on creativity in education. Creative action is associated with the search for overcoming, and so when thinking about education, we must have it as an instrument of transformation and humanization. This monograph aims to reflect the creative process in the school environment, considering factors that can stimulate creativity or inhibit it, analyzing the role of the teacher in this process. The study, of bibliographic character, began with a survey of theoretical foundations in the SciELO- Scientific Electronic Library Online and Portal de Periódicos CAPES. Among the main results, it is noteworthy that man is a creative being and that creativity is present from the first moment of life. Creativity happens in everyday life and is favored when we value spontaneity. Thus, we verify that the school is part of this process, being able to influence in a favorable way, contributing to the promotion of the subject's autonomy since childhood with a space and a time that allow experimentation, exploration, new challenges and discoveries. Finally, we highlight the central role of the teacher in overcoming possible limiting, mechanized attitudes that inhibit creativity and in proposing creative activities that have the student as the protagonist of the learning process.
Keywords: Criatividade
Educação
Ambiente escolar
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5340
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Larissa Alves Botosso e Luiza Peloggia Granato.pdf305.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.