Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5368
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Educação especial no Brasil e o desenvolvimento pedagógico dos alunos com síndromes raras
Authors: Santos, Mayra Galeano de Moura, 1996-
Abstract: Resumo: O presente trabalho teve como finalidade fazer uma breve análise da Educação Especial no Brasil, observando os caminhos percorridos nessa modalidade de ensino, contextualizando suas conquistas e expectativas, e apresentando alunos com doenças genéticas (síndromes) e a dificuldade da inserção e acolhimento dos mesmos dentro do processo educativo. Muitas discussões sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas passaram a ocorrer principalmente a partir da década de 90 com a emergência do paradigma inclusivo, porém é necessário rediscutir e repensar como esse processo aconteceu. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, documental e exploratória e se fundamentou em artigos científicos, dissertações, livros, textos legais e documentos oficiais. Apresentou, como suporte teórico, embasamento em estudiosos como: Corrêa (2004); Fonseca (1995); Mantoan (2002); Mazzota (2003); Oliveira(2004), entre outros. De acordo com os resultados obtidos verificou-se que o processo de inclusão de alunos com necessidades específicas no Brasil demorou a fazer parte do nosso sistema educacional e ainda muito tem para ser efetivamente alcançado. Ações particulares de pais e professores eram implementadas com a tentativa de fazer evoluir a Educação Especial no Brasil e assim possibilitar uma educação de qualidade para todos os alunos, independente de suas especificidades. Com a promulgação da Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação 9394/1996 que contemplava a Educação Especial como modalidade de educação a ser ofertada especialmente em classes regulares obtivemos um avanço, entretanto devemos ir além. Muito mais que aceitar é preciso respeitar as diferenças e valorizá-las.
Abstract: The present work aimed to make a brief analysis of Special Education in Brazil, observing thepaths covered in this modality of teaching, contextualizing their achievements and expectations, and presenting students with syndromes , and the difficulty of inserting and welcoming them into the educational process. Many discussions about the inclusionof students with specific educational needs began to occur mainly from the 90s with the emergence of the inclusive paradigm, but it is necessary to re-discuss and rethink how this process happened. The research was of bibliographic, documentary and exploratory nature and was based on scientific articles, dissertations, books, legal texts and official documents. It presented, as a theoretical support, a foundation in scholars such as: Corrêa (2004); Fonseca (1995); Mantoan (2002); Mazzota (2003); Oliveira (2004), among others. According to the results obtained it was verified that the process of inclusion of students with specific needs in Brazil was slow to be part of our educational system and still has a lot to be effectively achieved. Particular actions of parents and teachers were implemented with the aim of evolving Special Education in Brazil and thus enabling a quality education for all students regardless of their specificities. With the promulgation of the National Law of Directives and Bases of Education 9394/1996 that contemplated the Special Education as modality of education to be offered especially in regular classes we obtained a breakthrough, however we must go beyond. Much more than acceptance it is necessary to respect differences and value them.
Keywords: Educação especial
Ensino
Síndromes
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5368
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG MAYRA GALEANO DE MOURA SANTOS.pdf673.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.