Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5394
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Tia olha a minha ciência : relações entre o conhecimento físico e conhecimento científico na Educação Infantil
Authors: Silva, Julia dos Santos Ramos, 1997-
Barros, Juliana de, 1987-
Abstract: Resumo: A teoria piagetiana, denomina três tipos de conhecimento: físico, lógico matemático e o social. O conhecimento físico, que é o conhecimento sobre os objetos do mundo externo, é base do conhecimento lógico e é o foco deste trabalho de graduação, que trata de uma análise de diários de campo de duas bolsistas, escrito durante a participação destas no projeto de extensão da UNITAU, B.E.A.B.A. das Ciências, desenvolvido em escolas de educação infantil da rede municipal de ensino. Nesses diários de campo foram registradas a experiência pessoal e profissional de cada uma delas e algumas falas das crianças sobre as atividades e experimentos de conhecimento físico, lógico matemático e científico. Apresentamos nesse trabalho uma análise desses registros buscando discutir a importância de desenvolver atividades lúdicas com as crianças de forma a despertar seu interesse pela ciência proporcionando experiências prazerosas e estimulantes para sua descoberta de mundo. Desta forma, as autoras sugerem que os trabalhos e atividades na Educação Infantil sejam mais voltados para uma abordagem investiga e/ou lúdicas com as crianças, não se restringindo apenas a sala de aula como espaço de aprendizado, e buscando incentivar as crianças a criação de hipóteses estimulando a curiosidade. Sugere-se também o uso de materiais do cotidiano para estruturar essas atividades, possibilitando que a criança os identifique como parte de sua vida, criando cada vez mais significado para a aprendizagem.
Abstract: Não possui.
Keywords: Educação infantil
Ciências (Pré-escolar)
Diários
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5394
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG JULIA DOS SANTOS RAMOS SILVA & JULIANA DE BARROS.pdf534.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.