Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5455
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Monteiro Lobato : a imaginação e a fantasia na formação de pequenos leitores
Authors: Lourenço, Alessandra Izabel dos Santos
Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-
Abud, Maria José Milharezi, 1942-
Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues da
Abstract: Resumo: Esta dissertação tem como tema a formação de leitores na Educação Infantil e, como delimitação do tema, as histórias de Monteiro Lobato na formação do gosto literário de crianças de cinco e seis anos. O objetivo geral deste trabalho é propiciar o desenvolvimento do gosto pela literatura de Lobato em crianças de cinco e seis anos por meio de uma sequência de atividades de leitura. Para essa proposta os objetivos específicos são: contribuir com o enriquecimento do repertório literário; despertar o gosto pela literatura como fonte de prazer e entretenimento; propiciar a vivência da literatura de Lobato por meio de atividades práticas e desenvolver a escuta de histórias e propiciar leituras que agucem a criatividade e a imaginação. Para tanto, como parte da fundamentação teórica utilizei as concepções de Coelho (2000), Lajolo e Zilberman (1984), Renda (2002) e Zilberman (2003), por discutirem a literatura infantil e sua relação com a escola. Kleiman (1995), Soares (2010) e Rojo (2012), para delinear as definições de letramento. Por fim, Haydén (2012), Zilberman (2010) e Bertolluci (2008), comentando sobre a obra literária de Lobato. O procedimento metodológico foi uma pesquisa-ação que contou com uma sequência de atividades de leitura, permitindo que os aspectos teóricos e práticos se entrelaçassem para propiciar a vivência da literatura de Monteiro Lobato. Anotações feitas em um diário de bordo, que registram as reações das crianças perante as atividades de leitura, como comentários, diálogos, participação nas atividades, constituem o corpus do trabalho. Os dados gerados nesta pesquisa-ação foram analisados à luz dos aportes teóricos supracitos. Os dados revelaram que a sequência de atividades de leitura com a literatura de Monteiro Lobato despertou nas crianças o interesse em ouvir as histórias, buscando-as como fonte de prazer e entretenimento. Contribuiu, também, com a ampliação do repertório literário e proporcionou a vivência das histórias por meio das brincadeiras de faz de conta, desenvolvendo a imaginação e a fantasia. Desta forma, conclui-se que as atividades realizadas contribuem significativamente para despertar o gosto pela literatura de qualidade e para a formação de pequenos leitores.
Abstract: This dissertation has its theme The Forming of Readers in Early Childhood Education and, as a delimitation of this theme, the stories of Monteiro Lobato in the formation of the literary taste of children between the ages of 5 and 6 years old. The main goal of this work is to foster the development of a taste for Lobato's literature in children between five and six years old through a sequence of reading activities. For this dissertation, the specific goals are: to contribute to the enrichment of the literary repertoire, to awaken the taste for literature as a source of pleasure and entertainment, to foster the literary experience of Lobato's body of work through practical activities, to develop the listening of stories and to propitiate readings that enhance both creativity and imagination. For that, as part of the theoretical foundation I used the conceptions of Coelho (2000), Lajolo and Zilberman (1984), Renda (2002), Zilberman (2003), for discussing children's literature and its relationship with school. Kleiman (1995), Soares (2010) and Rojo (2012), outlining the definitions of literacy. Haydén (2012), Zilberman (2010) and Bertolluci (2008) commenting on the literary work of Lobato. The methodological procedure was a research-action that was based on a sequence of reading activities, allowing the theoretical and practical aspects to be intertwined to propitiate the experience of Monteiro Lobato's literature. Annotations made in a logbook that record the reactions of children to reading activities, such as comments, dialogues and participation in activities, constitute the corpus of this work. The data collected from this research-action were analyzed under the scope of the theoretical contributions used. The data revealed that the sequence of reading activities with Monteiro Lobato's literature awakened in the children between the ages of 5 and 6 the interest in hearing the stories, seeking them as a source of pleasure and entertainment. It also contributed to the expansion of the literary repertoire and provided the experience of those stories through role-playing, developing the children's imagination. Thereby, it is concluded that the carried-out activities contribute significantly to awaken the taste for quality literature and for the formation of little readers.
Keywords: Formação do leitor
Literatura infantojuvenil
Lobato, Monteiro, 1882-1948
Análise de obra literária
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5455
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Alessandra Izabel dos Santos Lourenco.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.