Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5460
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Conscientização linguística e profissional para o controlador de tráfego aéreo : uma proposta didática de ensino-aprendizagem de língua inglesa baseado em tarefas
Authors: Souza-Cruz, Ana Paula Costa de
Abstract: RESUMO: Este trabalho é fruto de observações procedidas durante os anos de atuação profissional junto à formação de controladores de tráfego aéreo (ATCos). O interesse em desenvolver uma proposta de conscientização surgiu quando, ao lecionar Inglês para fins específicos (ESP), no contexto da aviação, foi observado que muitos alunos desse curso de formação não tinham clareza sobre a importância do Inglês para a área escolhida como profissão, tampouco podiam perceber as nuances da Língua Inglesa que poderiam causar ambiguidade na comunicação radiotelefônica. Contudo, a percepção sobre estes aspectos linguísticos que podem causar ambiguidades e mal-entendidos no discurso é muito importante para evitar acidentes e incidentes aéreos. Nesse contexto, também foi verificado que muitos estudantes se inscreviam para o curso de formação de ATCos sem conhecer a abrangência e os desafios da profissão. Essa falta de conhecimento ficava clara durante as aulas de Inglês e resultava no desinteresse na realização das atividades e também na falta de percepção sobre os aspectos da Língua Inglesa que são considerados importantes para um voo seguro. Desta forma, este trabalho tem como objetivo contribuir com o processo de conscientização sobre a importância da Língua Inglesa e sobre a relevância profissional dos ATCos, para alunos de cursos de formação de controladores de tráfego aéreo, por meio da elaboração de tarefas com o enfoque na conscientização. O ensino de línguas baseado em tarefas (TBLT) privilegia a instrução baseada no significado. Ao constatar isso, ficou definido que a metodologia utilizada para a elaboração de tais propostas didáticas de conscientização seria baseada em tarefas (ELLIS, 2003, 2009, 2011, 2015), principalmente, porque essa metodologia pode proporcionar ao aluno reflexões de como agir para a realização de atividades semelhantes às tarefas linguísticas do mundo real. Em virtude dessas constatações, os pressupostos teóricos do TBLT foram selecionados como base principal para a confecção das propostas de conscientização. Esses fundamentos teóricos também convergem com a perspectiva teórica da Conscientização, pois, ao executar tarefas, o aluno se torna ativo diante de sua realidade e predisposto à reflexão. Esta é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, através da qual foi possível concluir que as bases teóricas entre o ESP, TBLT e o ensino focado na Conscientização podem tornar o discente propenso à conscientização linguística e profissional.
ABSTRACT: This work is the result of observations proceeded during the years of professional experience with the training of air traffic controllers (ATCos). The interest in developing awareness tasks arouse when, teaching English for Specific Purposes (ESP) in the aviation context, it was observed that many students were not clear about the importance of English to the area chosen as their profession, and they could not understand the nuances of the English language that caused ambiguity in radiotelephony communication. The perception of these linguistic aspects that can cause ambiguities and misunderstandings in discourse is very important to prevent aviation accidents and incidents. In this context, it was also found that many students were taking ATCos Training Course without knowing the scope and challenges of the profession. This lack of knowledge was clear during English classes and resulted in lack of interest in carrying out the activities and also the lack of awareness on aspects of English that are considered important for a safe flight. Thus, this dissertation aims to contribute to the process of raising awareness of the importance of the English language for students attending training courses for air traffic controllers, by means of the development of tasks with a focus on awareness. The task-based language teaching approach (TBLT) focuses on education based on meaning. Therefore, this methodology was chosen mainly because it can help student reflect on how to act to carry out similar activities in the real-world. Because of these findings, the theoretical assumptions of TBLT were selected as the primary basis for making the awareness proposals. These theoretical foundations also converge with the theoretical perspective of awareness, therefore, to perform tasks, the students become active in their reality and prone to reflection. This is a bibliographic and qualitative research, and it was concluded that the theoretical basis of ESP, TBLT and teaching focused on awareness can make students prone to linguistic and professional awareness.
Keywords: Língua inglesa - Ensino
Controladores de tráfego aéreo
Inglês para fins específicos
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5460
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Ana Paula Costa de Souza Cruz.pdf4.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.