Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5462
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Competência leitora de alunos do 9º ano : uma pesquisa-ação com base em habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem
Authors: Dutra, Angelita de Lima e Silva
Abstract: RESUMO: O tema delimitado desta dissertação é o desenvolvimento de habilidades de leitura em alunos do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Aparecida-SP. As habilidades de leitura foram mobilizadas na compreensão dos gêneros discursivos charge e reportagem. A pesquisa tem como objetivo trabalhar com propostas didático-pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem, em duas salas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Aparecida-SP, envolvendo um total de 56 alunos, com base na proposta de leitura do Projeto Observatório/UNITAU. A pergunta que norteia esta pesquisa é: É possível contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem, a partir de um trabalho com sequências didáticas do Projeto Observatório/UNITAU, com os alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Aparecida-SP? Vários problemas motivaram a pesquisa, como o baixo índice do IDEB da escola, o desinteresse dos alunos pela leitura de textos da mídia impressa e o interesse meu e da escola em desenvolver ações para ampliar a competência leitura dos alunos. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de habilidades e competências da Prova Brasil e de outros autores, no conceito bakhtiniano de gêneros discursivos, na abordagem sociocognitiva de leitura, no desenvolvimento de habilidades leitura de gêneros discursivos, por meio de sequências didáticas, produzidas pelo Projeto Observatório/UNITAU. Metodologicamente, esta pesquisa-ação desenvolvida no período de março a outubro. Os resultados mostram que os alunos melhoraram suas habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem, e demonstraram mais habilidades de se posicionar criticamente com relação a temas atuais, a partir da leitura das charges. Foi possível concluir que a proposta de trabalho utilizada nesta pesquisa pode gerar interesse dos alunos pela leitura e pelas atividades, além de avanços mensuráveis. Esse tipo de trabalho com leitura, portanto, deve ser realizado ao longo de toda a escolaridade, com gêneros discursivos diversos.
ABSTRACT: This dissertation aims to present and expound upon the development of reading skills in 56 ninth-graders, from two different classes in an elementary school in Aparecida, São Paulo. The study, having as its basis the reading proposal from Projeto Observatório/UNITAU, focused on the discursive genres of political cartoons, and news reports. This investigation sought to answer the following guiding question: Would it be possible to expand these ninth-grade students' reading skills by amplifying their understanding of the discursive genres of political cartoons, and news reports through the implementation of didactic sequences from Projeto Observatório/UNITAU? Several issues culminated in this research. The school's low IDEB scores, the students' apathy towards reading texts from the print media, and my desire to help to develop and increase students' reading skills were all leading factors. Furthermore, content knowledge skill areas assessed by Prova Brasil, concepts of discursive genres (Bakhtin) employed in sociocognitive reading, and the learning gains made by the students in this study served as the foundations for this research. This action research took place from March to October. The results show that students were better able to read and understand political cartoons and news reports. They also displayed the ability to read current events critically by analyzing political cartoons. Thus, this research shows that action research such as this can have a significant and measurable impact on the development of reading skills, and should be implemented throughout the grades, using various discursive genres.
Keywords: Gêneros discursivos
Charges
Sequência didática
Habilidades de leitura
Reportagem
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5462
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Angelita de Lima e Silva Dutra.pdf6.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.