Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5468
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Textos multimodais nos cadernos de língua portuguesa da rede pública do Estado de São Paulo
Authors: Silva, Daniela Teixeira Leite da
Abstract: Resumo: Este trabalho tem como foco o trabalho de leitura dos textos multimodais, especialmente, a leitura do não verbal, no ensino aprendizagem de Língua Portuguesa, com relação à formação leitora dos textos com múltiplas linguagens,nos Cadernos de Língua Portuguesa, vol 1 e 2, do 9º ano do Ensino Fundamental II. O material, elaborado pela Secretaria Estadual de Educação do estado de São Paulo, é destinado a estudantes da rede pública de ensino. O nosso objetivo é compreender em que medida as atividades propostas no Caderno colaboram para o desenvolvimento das práticas leitoras por meio dos textos multimodais. Para atingir esse objetivo, selecionamos atividades que envolvem as diversas modalidades da linguagem, nos cadernos do 9º ano, e fizemos a análise de textos multimodais, considerando as formas de composição, a linguagem verbal e visual e efeitos de sentido dos textos selecionados para o trabalho. O problema que motivou essa pesquisa foi verificar que, embora haja a necessidade da escola contemporânea desenvolver práticas de letramento que abordem os textos multimodais, tais como charges, propagandas, fotojornalismoe outros, na realidade esses textos ainda são pouco explorados pelos materiais didáticos e/ou abordados superficialmente, muitas vezes como suporte para o trabalho com a linguagem verbal. Nesse sentido, essa pesquisa se justifica na medida em que discute a posição das diversas modalidades da linguagem no Caderno do aluno, em atividades específicas de leitura, e o papel dos novos letramentos no ensino de língua portuguesa. Esta pesquisa tem caráter analítico e bibliográfico. Utilizamos, com referencial teórico, principalmente, a perspectiva bakhtiniana. A análise dos dados revelou que os cadernos desenvolvem razoavelmente os trabalhos com as multimodalidades abrangendo uma leitura superficial, contribuindo pouco à formação para o letramento visual.
Abstract: This work focuses on the work of reading the multimodal texts, especially, the nonverbal reading, in the teaching of Portuguese Language, in relation to the reading comprehension of the texts with multiple langueges, in the Portuguese Language Book, vol 1 e 2, of the 9th year of Elementary School II. The material, prepared by the State Departament of Education of São Paulo, is intended for students of the public school system. Our objective is to understand the extent to which the activities proposed in the Notebook contribute to the development of reading practices through multimodal texts. To achieve this goal, we have selected activities that envolve the different modalities of language, in the 9th year books, and analyzed multimodal texts, considering the forms of composition, verbal and visual language, and meaning effects of the texts selected for the work. The problem that motivated this research was to verify that although there is a need for contemporary school to develop literacy practices that adress multimodal texts, such as cartoons, advertisements, photojournalism and others, in fact these texts are still litlle explored by didactic materials and/or superficially approached, often as a support for working with verbal language. In this sense, this research is justified insofar as it discusses the position of the various modalities of language in the student's notebook, in specific reading activities, and the role of the new literacies in the teaching of Portuguese Language. This research is analytical and bibliographical. We use, with theoretical reference, mainly, the bakhtinian perspective. The analysis of the data revealed that the workbooks reasonably develop the works with multimodalities covering a superficial reading, contributing little to the formation for the visual literacy.
Keywords: Gêneros discursivos
Letramento
Multiletramento
Caderno de atividade
Língua portuguesa
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5468
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Daniela Teixeira Leite da Silva.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.