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metadata.dc.type: Dissertação
Title: As questões e os gêneros discursivos da prova de língua inglesa do processo seletivo de acesso à educação superior da UEMA
Authors: Pereira, Denise Maia
Abstract: Resumo: As avaliações realizadas por meio dos exames de vestibulares são consideradas de extrema relevância no país devido à ampla dimensão que seus resultados exercem na vida dos candidatos. Percebendo a escassez consoante com uma necessidade de pesquisa concernente às provas da universidade que está em maior número de cidades no estado do Maranhão, é de fundamental relevância a análise dos textos e das questões presentes nos exames de Língua Inglesa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) propostos pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Posto isto, o objetivo geral desta pesquisa é fazer um levantamento das características das questões das provas de Língua Inglesa da primeira etapa do vestibular PAES da UEMA, nas suas edições de 2012, 2013, 2014 e 2015. Assim sendo, questionamos: (1) Quais os gêneros discursivos utilizados como base para as questões das provas de língua inglesa do PAES nas edições de 2012 a 2015?; e (2) Quais habilidades de leitura e linguísticas são exploradas nas questões? Teoricamente, esta pesquisa se baseia na concepção sociocognitiva de leitura, na concepção bakhtiniana de linguagem e gênero discursivo. Os documentos oficiais dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares do Estado do Maranhão (2014) serão utilizados para contextualização das diretrizes educacionais vigentes. Os resultados evidenciaram que o gênero matéria foi o mais utilizado nas provas pesquisadas e as questões que envolveram habilidade de leitura se sobressaíram, numericamente, em relação às de habilidade linguística.
Abstract: Entrance evaluations are considered to be extremely important in the country due to the broad nature that its results have in students' lives. Realizing the shortage and the need for research that focuses on the entrance exam of the university which is present in more cities in the state of Maranhão than any other, the research on texts and questions related to the English evaluation of the Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) from Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) is of great relevance. Thus, the overall aim of this research is to survey the characteristics of the questions in the first phase of the entrance evaluation of PAES (UEMA) in the 2012, 2013, 2014 and 2015 editions. Therefore, we question: Which discourse genres were explored in the English tests of PAES 2012, 2013, 2014 and 2015?; and Which reading and linguistics abilities were used in the questions? This research is based on the sociocognitive conception of reading and on Bakhtin's conception of language and speech genre. Official documents such as Parâmetros Curriculares Nacionais and Diretrizes Curriculares do Estado do Maranhão (2014) will be used to contextualize the current educational guidelines. The results show that the journalistic genre was the most used genre in the analyzed tests and that questions exploring reading comprehension were numerically more used than questions exploring linguistics knowledge.
Keywords: Gênero discursivo
Língua inglesa
Ensino superior
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5469
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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