Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5470
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ensino de língua inglesa revelado no dizer do professor de ensino médio de uma escola estadual paulista
Authors: Duarte, Ewerton Batista
Abstract: Resumo: Este estudo tem como tema o trabalho docente interpretado em textos produzidos por um professor de língua inglesa de ensino médio de uma escola estadual paulista. O objetivo geral é encontrar significações para o trabalho docente e interpretar como o trabalho do professor de inglês aparece representado em textos. Os objetivos específicos, em forma de perguntas de pesquisa, são: Que elementos da atividade docente estão tematizados nos textos produzidos pelo professor? Quais as interpretações do professor sobre si mesmo como profissional? Quais as interpretações do professor sobre o outro com quem interage? Há conflitos enfrentados pelo professor no desempenho de sua atividade? Quais? Há uma resolução para os conflitos? De que forma eles são transpostos? Muitas pesquisas se concentram no processo de aprendizagem de línguas para fins da Didática, para verificar o que acontece e o que não acontece em sala de aula. Nosso estudo segue outro direcionamento: interpretar o trabalho de um professor de inglês para conhecer seu trabalho real. Como pressupostos teóricos nucleares, apoiamo-nos em Bronckart (2006b; 2008; 2012) e Bronckart e Machado (2004). Pelo fato de investigarmos o trabalho docente pelo viés do Interacionismo Sociodiscursivo, haverá constante diálogo entre autores da Psicologia, Linguística, Sociologia e Filosofia. As análises dos textos escrito e oral do professor foram feitas a partir de procedimentos adotados pelo Grupo ALTER/CNPq da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de algumas questões de análises criadas por Pinto (2009). Como procedimento metodológico, nos inspiramos no método instrução ao sósia, desenvolvido no âmbito da Clínica da Atividade e discutido por Clot (2006; 2007; 2010). A análise mostrou as interações e interpretações do docente em relação aos vários elementos que constituem a atividade profissional. Conclui-se que considerar o ensino como trabalho é essencial para que se entenda, apesar da complexidade envolvida nessa atividade, o trabalho real do professor. Essa pesquisa promove reflexão dos conflitos enfrentados pelo docente em sua prática e de como esse trabalhador age para solucioná-los nas condições reais de seu trabalho.
Abstract: This study?s theme is the teaching work interpreted in texts produced by a high school English as a foreign language teacher who works in the State of São Paulo. The main aim is to find significations for the teaching work and to interpret how the work of this English teacher is represented in texts. The specific objectives are the following: Which elements of the teaching activity are thematized in the texts produced by this teacher? How does this teacher view himself as a professional? How does this teacher interpret the other with whom he interacts? Does the teacher face any kind of conflict while performing his activity? Which are those? Is there a resolution for the conflicts? How are conflicts overcome? A great deal of research focus on the language learning process with Didactic objectives, in order to verify what happens and what does not happen in the classroom. Our study, on the other hand, follows a different path: it aims to interpret the work of an English teacher to know his real work. Our key theoretical background is rooted on the works of Bronckart (2006b; 2008; 2012) and Bronckart & Machado (2004). Due to the fact that we investigate the teaching work by the lens of the Sociodiscursive Interactionism, there will be constant dialogue among authors from the fields of Psychology, Linguistics, Sociology and Philosophy. The teacher?s oral and written texts were analyzed using procedures adopted by the ALTER/CNPq Group from PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) as well as some analysis questions elaborated by Pinto (2009). Our methodological procedure is inspired by the instruction to the double method discussed by Clot (2006; 2007; 2010). The analysis shows the interactions and interpretations of the teacher in relation to the various elements that constitute the professional activity. We conclude that considering teaching as work is essential if one is to understand - despite the complex nature of this activity - the real work of the teacher. This research fosters reflection upon the conflicts faced by the teacher during his practice and how this worker acts to solve them in the real conditions of his work.
Keywords: Trabalho docente
Professor
Ensino médio
Língua inglesa
Ensino
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5470
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Ewerton Batista Duarte.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.