Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5472
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Aprendendo inglês na escola pública : uma pesquisa-ação de análise e aplicação de uma unidade didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental II
Authors: Alvissu, Fernanda da Silva
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem como tema a aprendizagem de Língua Inglesa na escola pública, por meiode uma pesquisa-ação de aplicação e análise de uma Unidade Didática baseada em tarefas para alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola municipal, na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. A vontade para a realização deste estudo surgiu da minha experiência como professora de Língua Inglesa do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de escola pública, na qual vivenciei e verifiquei vários problemas que motivaram a realização deste trabalho. O primeiro é atribuído à existência do preconceito de que não se aprende inglês na escola pública. Outro problema é a necessidade de desconstrução da ideia de que a Língua Inglesa deve ficar restrita às paredes da sala de aula, já que o aluno precisa visualizar a utilidade e importância do que está aprendendo. Um terceiro problema está relacionado ao fato de que o livro didático, muitas vezes, é o único recurso disponível para o professor utilizar em sala de aula e para a sua própria formação como docente. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver e aplicar uma Unidade Didática em Língua Inglesa baseada em tarefas com vistas ao incentivo da produção oral em Língua Inglesa para trinta e cinco alunos de um 9º ano do ensino fundamental II. Os objetivos específicos desta pesquisa são acompanhar a aplicação da Unidade Didática e verificar as percepções de trinta e cinco alunos de um 9º ano sobre a participação deles na produção da Tarefa Final. A pesquisa teve como fundamentação teórica o ensino de Língua Inglesa baseado em tarefas e a tecnologia no ensino de Língua Inglesa. Metodologicamente, procedeu-se à pesquisa-ação que viabilizou a efetivação do ciclo ação-reflexão-ação e à análise qualitativa das informações teóricas e, ainda, à análise de um Questionário de Avaliação aplicado oito vezes, de duas rodas de conversa realizadas durante os quatro ciclos desta pesquisa e de um Questionário de Avaliação Final realizado ao final da aplicação da Unidade Didática. Os resultados indicam que os alunos tiveram percepções positivas sobre as atividades da Unidade Didática e que a participação deles na produção da Tarefa Final foi significativa. Assim, conclui-se que esta pesquisa pode ajudar professores e pesquisadores na elaboração e condução de projetos que envolvam a participação dos alunos e o uso de recursos tecnológicos.
Abstract: This research has the theme of English language learning in the public school, through an action research application and analysis a Didactic Unit based in tasks for students of the 9th grade of elementary school of a municipal school in the city of Taubaté, interior of São Paulo. The willingness to carry out this study appeared because of my experience as an English language teacher in the 5th to 9th grade of public elementary school, in which I experienced and verified several problems that motivated this work. The first is attributed to the existence of the prejudice that one can say that does not learn English in public school. Another problem is the need to deconstruct the idea that the English language should be restricted to the walls of the classroom, since the student needs to visualize the usefulness and importance of what it has been learning. A third problem is related to the fact that the textbook is often the only resource available for teacher use in the classroom and for the teacher's own training. The general objective of this work is to develop and implement a task-based in English language Didactic Unit with a view to encouraging the oral production in English of thirty-five students of a 9th grade of elementary school. The specific objectives of this research are to follow the application of the Didactic Unit and to verify the perceptions of thirty-five students of a 9th grade about their participation in the production of the final task. The research was based on the theoretical basis of English language teaching based on tasks and technology in English language teaching. Methodologically, the action research was carried out, which enabled the effectiveness of the action-reflection-action cycle and the qualitative analysis of the theoretical information, as well as, the analysis of an Evaluation Questionary applied eight times, of two Groups Conversation that happened during the four cycles of this research and a Final Questionary given at the end of the application of the Didactic Unit. The results indicate that the students had positive perceptions about the activities of the Didactic Unit and that their participation in the production of the Final Task was significant. Therefore, it is concluded that this research can help teachers and researchers in the design and conduct of projects involving student participation and the use of technological resources.
Keywords: Língua inglesa - Ensino
Escola pública
Unidade didática
Produção oral
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5472
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Fernanda da Silva Alvissu Prizoto.pdf3.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.