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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Características das atividades de leitura da coleção didática "português linguagens" de 6º ao 9º anos
Authors: Leal, Luciana Teixeira Faria
Abstract: Resumo: O tema dessa pesquisa são as atividades de leitura na coleção didática de Lingua Portuguesa, de 6º ao 9° anos, Português Linguagens, dos autores Cereja e Magalhães. O problema que motivou a pesquisa foi a necessidade, como professora de Lingua Portuguesa e usuária desses livros, de conhecer a perspectiva teórica de leitura na qual a coleção didática se basela e de verificar se a coleção atende à proposta de leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (BRASIL, 1998) que, por sua vez, baseia-se numa concepção de leitura inferencial de gêneros discursivos. Várias pesquisas sobre atividades de leitura em livros didáticos de Lingua Portuguesa observaram que esses materiais didáticos não refletem essa concepção de leitura preconizada pela Linguistica Aplicada atual. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as caracteristicas das atividades de leitura do gênero discursivo crönica propostas na coleção didática Português Linguagens, abrangendo sua composição e base teórica subjacente. Os objetivos especificos foram:1) fazer um levantamento dos gêneros discursivos utilizados para as atividades de leitura; 2) identificar as características das atividades de compreensão propostas para o gênero crônica; 3) identificar os pressupostos teóricos sobre leitura e sobre o gênero discursivo crônica em que essas atividades se baseiam; 4) avaliar se correspondem à concepção de leitura preconizada palos PCN. Como procedimento metodológico, foram selecionadas quatro atividades de leitura de crônicas (texto e questões de compreensão de texto) da coleção Português Linguagens, de 6° ao 9° anos. A análise qualitativa e interpretativa desses dados fundamentou-se teoricamente na concepção bakhtiniana de linguagem, no conceito de genero discursivo, nas caracteristicas do gênero discursivo crônica, na concepção sociocognitiva de leitura e nas diretrizes dos PCN para o trabalho com leitura. Os resultados mostraram que a coleção tem seus textos baseados nos temas propostos em cada unidade. As crônicas relacionam-se a esses temas. As atividades de compreensão das crônicas exige leitura inferencial a partir de conhecimentos prévios do aluno e de elementos do texto. Nesse sentido, correspondem em parte ao que se preconiza nos PCN a respeito de leitura. Com relação à abordagem das crônicas como gênero discursivo a coleção analisada é muito falha. Nenhuma especificidade do gènero foi abordada. Conclui-se que o aluno estudará os quatro anos do Ensino Fundamental com essa coleção e sairá dessa etapa de ensino sem saber o que é crônica.
Abstract: The theme of this research are the reading activities in Portuguese Language teaching collection, from 6 to 9 grades, Português Linguagens (Portuguese Languages), by the authors Cereja and Magalhães. The problem that has motivated the research was the need, as Portuguese Language teacher and user of these books, of knowing the reading theoretical perspective in which the teaching collection is based on, and checking if the collection meets the National Curricular Parameters - PCN - (BRAZIL, 1998) reading purposes, that, in turn, is based on an inferential reading conception of types of writing. Several researches on the reading activity in Portuguese Language textbooks have observed that these Portuguese Language teaching materials do not reflect this reading conception recommended by the current Applied Linguistics. The general purpose of this research was to investigate the characteristics of the reading activities of the discursive text chronicle proposed in the Portugués Linguagens teaching collection, comprising its composition and underlying theoretical basis. The specific purposes were:1) conduct a survey of types of writing used for the reading activities; 2) identify the characteristics of the reading comprehension activities proposed for the type of writing chronicle; 3) identify the theoretical presuppositions on reading and on the type of writing chronicle in which these activities are based on; 4) assess if they correspond to the reading conception recommended by the PCN. As the methodological procedure, four chronicle reading activities were selected (text and reading comprehension questions) from thee Português Linguagens collection, 6 to 9 grades. The quantitative and interpretative analysis of these data was based on the Bakhtinian language conception, in the discursive gender, on the characteristics of the chronicle discursive gender, on the reading socio-cognitive conception and on the PCN guidelines for the work with reading. The results demonstrated that the collection has its texts based on the themes proposed in each unit The chronicles relate to these themes. The chronicle reading comprehension activities required inferential reading from the student's previous knowledges and from the text elements. In this sense, they correspond in part to what is recommended in the PCN regarding reading. Regarding the approach of chronicles as the discursive gender, the analyzed collection is very faulty. No specificity on gender was approached. We conclude that the student will study for four years of Middle School with this collection and will conclude this teaching stage without knowing what chronicle is.
Keywords: Gênero discursivo
Livros didáticos
Leitura
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5504
Issue Date: 2018
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