Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5510
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Características de narrativas em inglês de crianças do ensino fundamental I a partir da linguística sistêmico-funcional
Authors: Góes, Maria Cláudia de
Abstract: RESUMO: Esta pesquisa apresenta uma investigação acerca da produção de narrativas em língua inglesa, por alunos do último ano do Ensino Fundamental I, a partir de aulas de inglês, cujas sequências didáticas tiveram como ponto de partida a contação de um clássico infantil em língua inglesa. Este trabalho tem como objetivo investigar como as narrativas em língua inglesa, produzidas por essas crianças, são caracterizadas. A partir disso, o outro objetivo deste trabalho é o de propor atividades que possam auxiliar o professor de língua inglesa a desenvolver a competência linguística dos alunos nessa fase escolar, a fim de que os últimos dominem os elementos sistêmicos de organização textual de que as narrativas são compostas. A pesquisa, de cunho qualitativo-interpretativista buscou, a partir das características dessas narrativas, interpretar e sugerir algumas atividades que possam auxiliar o professor a desenvolver a capacidade escritora de crianças com esse perfil. Para a análise dos dados, foram utilizados os preceitos da Linguística Sistêmico-Funcional como discutidos nos trabalhos hallidayanos, mais especificamente, de seus seguidores Christie (1998, 2005 e 2011) e Gouveia (2009 e 2010). Os resultados apontam que os alunos dominam parcialmente algumas etapas e categorias de organização textual, como elencadas pela Linguística Sistêmico-Funcional, e que o domínio de todas essas etapas e categorias pode contribuir para o processo de aprendizagem de língua inglesa, pelo qual passam os alunos nessa fase de escolarização, particularmente, para a produção de textos escritos nessa língua.
ABSTRACT: Due to the fact that knowing how to write an organized, understandable and coherent text is a linguistic ability which must be learned at school, this paper shows a study which analyzed the characteristics of seven narratives written by Brazilian children at the end of their fifth year of elementary school who had had classes of English as a Foreign Language for 3 months. The lesson planning applied by the teacher was based on the fairy tale The Three Little Pigs and the narratives were to be written as a final task. The aim of this paper is both to investigate how children organize their writing in the English language, to show some characteristics of such texts and to suggest some activities which may help teachers of foreign languages, particularly English, to improve their students' writing skills in this language. This study has been carried out on the basis of the qualitative-interpretive method. The collection of data and its analysis have been done on the grounds of Halliday's Systemic-Functional Linguistics (SFL) and some of his followers' works, more specifically according to the studies of Christie (1998, 2005, 2011) and Gouveia (2009, 2010). The results suggest that children at this level of schooling know how to use few of the text-organization elements as described by the SFL and that learning them can help students improve their English learning process, mainly their writing skills.
Keywords: Linguística sistêmico-funcional
Língua inglesa
Ensino
Narrativa (Retórica)
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5510
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Maria Claudia de Goes.pdf947.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.