Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5523
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Desenvolvimento de estratégias de compreensão das ideias principais do texto por meio de pesquisa-ação com alunos do 8º ano
Authors: Turci, Samantha Cestari
Abstract: RESUMO: O tema delimitado desta dissertação são estratégias de leitura para identificação e compreensão das ideias principais de artigos e reportagens de divulgação científica. A pesquisa tem como objetivo promover atividades de leitura em sala de aula que contribuam para o desenvolvimento da capacidade leitora dos alunos. Especificamente, objetiva-se desenvolver, por meio de uma pesquisa-ação, atividades de leitura com enfoque nas ideias principais de textos de divulgação científica com os 59 alunos de duas turmas de 8º ano de uma escola estadual de um município do Vale do Paraíba para que melhorem suas estratégias de leitura e compreensão das ideias principais dos textos. Vários problemas motivaram a pesquisa, como a insegurança dos alunos diante de atividades de leitura de textos mais longos e complexos; a vontade deles de obter melhores resultados na compreensão dos textos, mas a falta de habilidades necessárias para isso por causa de uma preparação inadequada ao longo dos anos de escolaridade. Isso gera insegurança, baixa autoestima, falta de vontade de ler. As provas externas a que os alunos são submetidos, como SARESP (Sistema de Avaliação Rendimento Escolar no Estado de São Paulo), Prova Brasil, Enem e Vestibulares exigem que tenham o domínio da leitura de acordo com expectativas em relação às diversas faixas etárias. A escola em que foi desenvolvida esta pesquisa não atingiu as metas do SARESP para 2015. A pesquisa fundamenta-se na concepção sociocognitiva de leitura, nas características dos textos de divulgação científica, no conceito de estratégias de leitura e nas habilidades de identificação do tema e das ideias principais de um texto. Metodologicamente, a primeira parte da pesquisa foi de abordagem qualitativa, no desenvolvimento de atividades de leitura para textos de divulgação científica, a partir da fundamentação teórica sobre leitura, estratégias e habilidades de leitura; a segunda parte foi uma pesquisa-ação com o desenvolvimento dessas atividades elaboradas para esta pesquisa e de outras desenvolvidas no âmbito do Projeto Observatório/Unitau (2011-2014), em duas salas de 8° ano de uma escola estadual de um município do Vale do Paraíba. Os resultados mostram que, após atividades de leitura de oito artigos e reportagens de divulgação científica, os alunos melhoraram suas habilidades de leitura, particularmente as referentes à identificação das ideias principais dos textos. Demonstraram também mais habilidades de se posicionarem de forma crítica com relação a temas atuais, a partir das leituras realizadas. Foi possível concluir que os textos utilizados geraram interesse dos alunos pela leitura e pelas atividades propostas e que as estratégias de leitura utilizadas nesta pesquisa foram muito eficientes e contribuíram para que os alunos melhorassem sua postura como leitores. Esse tipo de trabalho com leitura, portanto, deve ser realizado ao longo de toda a escolaridade, com gêneros discursivos diversos.
ABSTRACT: The delimited topic of this dissertation are strategies of reading for identification and understanding of the main ideas of articles and reports of scientific divulgation. The research aims to promote reading activities in the classroom that contribute to the development of students' reading ability. Specifically, it aims to develop, through an action research, reading activities focusing on the main ideas of texts of scientific divulgation with the 59 students of two groups of 8º year of a state school of a municipality of Vale do Paraíba to That improve their strategies of reading and understanding the main ideas of texts. Several problems motivated the research, such as the students' insecurity regarding reading activities of longer and complex texts; Their willingness to obtain better results in understanding the texts, but the lack of skills necessary for this because of inadequate preparation over the years of schooling. This creates insecurity, low self-esteem, lack of will to read. The external tests to which the students are submitted, such as SARESP (School Performance Evaluation System in the State of São Paulo), Proof Brazil, Enem and Vestibulares require that they have the reading domain according to expectations in relation to the different age groups. The school in which this research was developed did not meet the SARESP goals for 2015. The research is based on the sociocognitive conception of reading, on the characteristics of the texts of scientific dissemination, on the concept of reading strategies and on the abilities to identify the theme and Of the main ideas of a text. Methodologically, the first part of the research was a qualitative approach, in the development of reading activities for texts of scientific dissemination, based on the theoretical foundation on reading, strategies and reading skills; The second part was an action research with the development of these activities elaborated for this research and others developed under the Observatory / Unitau Project (2011-2014), in two 8th grade rooms of a state school in a municipality of the Valley Of Paraíba. The results show that, after activities of reading eight articles and reports of scientific dissemination, students improved their reading skills, particularly those related to the identification of the main ideas of the texts. They also demonstrated more ability to critically position themselves on current topics from the readings they performed. It was possible to conclude that the texts used generated the students' interest in reading and the proposed activities and that the reading strategies used in this research were very efficient and contributed to the students improving their posture as readers. This type of work with reading, therefore, must be carried out throughout the schooling, with diverse discursive genres.
Keywords: Gêneros discursivos
Estratégias de Leitura
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Revista científica
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5523
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Samantha Cestari Turci.pdf3.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.