Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5524
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Análise de necessidades para um curso de inglês para fins específicos na área de computação
Authors: Guarino, Tálita Suelen de Oliveira
Abstract: RESUMO: Atualmente, o inglês é considerado língua franca devido a sua influência nas transações comerciais, nas atividades acadêmicas e até mesmo no cotidiano da maioria das pessoas, através da Internet, por exemplo. Neste sentido, aprender a língua inglesa é um desafio para muitas pessoas. No ensino superior, muitos cursos têm contemplado o inglês em seus currículos. Porém, muitas vezes, o ensino de inglês geral é insuficiente para atender as necessidades dos alunos, pois cada perfil profissional tem necessidades específicas. Nesse contexto, o Ensino de Inglês para Fins Específicos (ESP) possibilita ao docente desenvolver um trabalho direcionado às necessidades dos alunos. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste em fazer um levantamento de necessidades para fins de elaboração do conteúdo programático para um curso de Inglês Para Fins Específicos direcionado ao Curso Superior, especificamente na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de uma Faculdade particular, situada em uma cidade do Vale do Paraíba. Como instrumento metodológico, foram escolhidos questionários aplicados ao coordenador e aos professores do curso, além de questionários específicos para profissionais que atuam na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O presente trabalho tem como referencial teórico a abordagem de Línguas para fins específicos (ESP), segundo Hutchinson & Waters (1987), Robinson (1991), Dudley-Evans & St. John (1998); e o conceito de desenho de curso, calcado em Hutchinson & Waters(1987) e Graves (2000). Os resultados desta pesquisa trazem contribuições para a área de Linguística Aplicada, principalmente, para a área de língua para fins específicos, além de contribuir para professores de ESP de cursos de Computação, em especial Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por oferecer informações relevantes quanto as necessidades dos Analistas e Desenvolvedores de Sistemas na visão dos principais envolvidos no processo de ensino e atuantes no mercado de trabalho.
ABSTRACT: Currently, English is considered the língua franca due to its influence in commercial transactions, in academic activities and even in everyday life of most people through the Internet, for example. Therefore, learning the English language is a challenge for many people. In university, many courses have offered English in their curriculum. But often, the general teaching of English is not enough to meet the needs of students, as well as each professional profile has specific needs. In this context, Teaching English for Specific Purposes (ESP) enables the teacher to develop a work directed to the needs of the students. Therefore, the aim of this study is to survey needs to prepare the syllabus purposes for an English course for Specific Purposes specifically in the area for the Course of Analysis and Systems Development, from a private college, located in a city of Vale do Paraíba. As a methodological tool, questionnaires were chose and applied to the coordinator and the teachers of the course, and specific questionnaires for professionals that work in the area of Analysis and Systems Development. This work is theoretical approach to language for specific purposes (ESP), according to Hutchinson and Waters (1987), Robinson (1991), Dudley-Evans & St John (1998); and the concept of course design, based in Hutchinson and Waters (1987) and Graves (2000). The research results bring contributions to Applied Linguistics area, mainly to the language area for specific purposes, besides contributing to ESP teachers Computer courses, especially Systems Analysis and Development, by providing relevant information about the needs of analysts and systems developers in view of the main involved in the teaching process and active labor market.
Keywords: Inglês para fins específicos
Cursos de graduação
Língua inglesa - Estudo e ensino
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5524
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Talita Suelen de Oliveira Guarino.pdf959.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.