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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Literatura no ensino fundamental II : um proposta para encantar leitores
Authors: Silva, Thassia Kristine da
Abstract: Resumo: O tema desta pesquisa é a leitura literária realizada em sala de aula. Delimitamos, neste trabalho, o desenvolvimento da fruição para a formação do leitor do 6° ano do Ensino Fundamental. O Currículo Oficial do estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2011) prevê o trabalho com texto literário visando à formação de leitores. Entretanto, percebemos que, no decorrer da educação básica, os discentes se desinteressam pela leitura, talvez, pelo despreparo dos professores ou, também, pela falta de materiais disponíveis na rede de ensino. Por isso, acreditamos que as escolas desse segmento pouco têm contribuído para o desenvolvimento da competência leitora e para a formação de leitores. Neste sentido, este trabalho teve o objetivo geral de contribuir para a formação do leitor. Especificamente, a pesquisa buscou: entender como o Caderno do Professor orienta as atividades que visam desenvolver a fruição literária; elaborar atividades de leitura que desenvolvam a fruição literária e desenvolver as atividades de fruição literária elaboradas para alunos do 6° ano. O trabalho se baseou, principalmente, nos pressupostos de Bakhtin (1997), em relação ao dialogismo, nos conceitos de leitura baseados em Zilberman (2009), nas concepções de Candido (1995) sobre literatura, nos trabalhos de Bordini e Aguiar (1993), no que diz respeito à formação do leitor, e nas ideias propostas por Cereja (2005) e Cosson (2006), sobre o ensino de literatura. Metodologicamente, procedeu-se uma pesquisa qualitativa-interpretativa, a partir do estudo de uma atividade de leitura literária que visava desenvolver a fruição leitora presente no Caderno do Professor, volume 1, do 6° ano e a elaboração de novas atividades de leitura que desenvolvam a fruição. Em seguida, realizamos uma pesquisa-ação com o desenvolvimento das atividades de leitura. Os resultados mostraram que a melhor maneira de realizar práticas literárias, em sala de aula, é por meio da intervenção eficiente do professor. Conclui-se que este trabalho oferece subsídios aos professores de Língua Portuguesa, para a prática de leitura em sala de aula, porque favorece a formação de leitores. Deste modo, os momentos de leitura tornaram-se dialógicos e propiciaram a fruição leitora.
Abstract: The theme of this research is the literary reading in classroom. In this paper, the development of the fruition to form reader of the sixth grade in elementary school is the main point. The official curriculum of the state of Sao Paulo (SÃO PAULO, 2011) uses the literary texts to form readers. However, it's possible to perceive that, during the years of the elementary school, the students stop having interest in reading, maybe because teachers are not properly trained or maybe because there is a lack of material available to them at schools. That's why we believe that school has contributed very little to the development of the reading competence and to the formation of the readers. That way, this paper has the overall aim to contribute to the readers' formation. More specifically, the research pursues: to understand how the teachers 'notebook (Caderno do Professor) leads the activities that intend to develop the literary fruition, to elaborate reading activities that expand literary fruition and develop them with the sixth-grade students. Our work is based mainly on Bakhtin's assumptions (1997), in relation to the dialogism, to the concepts of Zilberman's reading (2009), the concepts of Candido (1995) about literature and in studies from Cereja (2005) and Cosson (2006) about teaching literature. Methodologically, first there was a qualitative-interpretative research, based on the study of a reading activity that aimed to develop the literary fruition presented on "Teacher's notebook", volume 1 from the sixth grade and the creation of new reading activities that develop fruition. Next, with a sixth-grade student, there was an action-research using the reading activities developed. The results have shown that the best way to accomplish literary classes is through an efficient intervention from the teacher. It was concluded that this paper provides subsidies to the Portuguese teachers, helping them during their reading classes because it helps with the readers formation. Consequently, the reading moments became dialogical and provide reading fruition.
Keywords: Formação do leitor
Literatura - Ensino fundamental
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5525
Issue Date: 2018
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