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metadata.dc.type: Dissertação
Title: "Taubateanas" : memória e identidade com a cidade na produção e na recepção da obra musical de Yves Rudner Schmidt
Authors: Santos, Daniel Cristiano, 1987-
Abstract: Resumo: Objetivou-se investigar a função do discurso musical a partir do reconhecimento da identidade e da memória de artistas na produção e na recepção da obra musical "Taubateanas", composta por cinco peças, do compositor Yves Rudner Schmidt. O método de abordagem foi o tipo qualitativo. Como opção metodológica para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: a entrevista semiestruturada, realizada com o compositor, recorrendo-se, assim, à metodologia da História Oral, e o Grupo Focal, composto, por adesão, por oito artistas de Taubaté-SP. O problema central foi organizado a partir de cinco questões: Qual a eficácia do discurso musical enquanto suporte de memória? É possível neste processo a (re)construção e o reconhecimento de uma identidade com a cidade? A paisagem sonora proposta por um compositor pode ser reconhecida por seus ouvintes? Esses ouvintes precisam estar imersos em um mesmo grupo e partilhar memórias coletivas? A proximidade entre o produtor e os receptores do objeto cultural contribui para o reconhecimento das intenções do primeiro? Quanto aos resultados, foi possível verificar que a intenção do compositor na construção da paisagem sonora foi reconhecida pelo grupo de ouvintes artistas. Também se verificou que a música exerce, de fato, função como suporte de memória, notadamente pelos participantes da pesquisa, que são imersos no universo das artes. Constatou-se que os referenciais musicais mediados pela proximidade com a cidade é um dos elementos fundamentais para a construção identitária local. A partir desse resultado, ensejam-se novas pesquisas, visando à revalidação ou à reformulação deste estudo, de forma a ampliar conhecimento sobre memória e identidade a partir de outros objetos culturais da mesma categoria de arte, tendo partícipes não-artistas e distantes histórica e fisicamente da imagem base.
Abstract: The objective was to investigate an expression of the musical discourse of recognition of the identity and memory of artists in the production and reception of the musical work "Taubateanas", composed of five pieces, by the composer Yves Rudner Schmidt. The method of approach was the qualitative type. As a methodological option for data collection, two instruments were used: a semi-structured interview with the composer, using the Oral History methodology, and the Focal Group, composed of eight artists from Taubaté- SP. The central problem was organized from five questions: What is the problem of musical discourse as a memory support? Is it possible to (re)build and recognize an identity with the city? Can the sound proposed by a composer be recognized by his listeners? What supporters are being in the same collective group sharing memories? The difference between the producer and the recipients of the cultural object for the recognition of the intentions of the first? Regarding the results, it was possible to verify what is a potential composer in the construction of the sound landscape was recognized by the group of artists listeners. It has also been found that music does indeed play the role of memory support, spontaneously, by research participants, who are immersed in the universe of the arts. It was verified that the musical references mediated by the proximity to the city is one of the fundamental elements for a local identity construction. From this result, they engage in new research, attempt to revalidate or reform in this format physically from the image.
Keywords: Desenvolvimento humano
Música - Taubaté (SP)
Memória
Identidade
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5542
Issue Date: 2018
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